A insustentável solidez das redes

Redes complexas são essenciais para o nosso cotidiano. Vulneráveis, elas estão sujeitas a falhas ou ataques criminosos. talks@swissnex convida o especialista em redes Hans Herrmann para um debate sobre o tema.

Event Details

Location

swissnex Brazil – Rio de Janeiro

Date

May 25, 2017 from 7:00 pm to 9:00 pm America/Sao Paulo (UTC-03:00)

Cost


A Internet, as organizações sociais, os sistemas de energia e transporte e até mesmo os cérebros são constituídos por redes complexas. Vulneráveis, elas correm riscos de destruição, o que pode acontecer aleatoriamente ou devido a um ataque malicioso. Em alguns casos, por exemplo em sistemas de comunicação, a prevenção contra a destruição é essencial. Em outros, como no exemplo de redes criminosas, a destruição é o desejado.

O físico Hans Herrmann é professor da ETH Zurich e estudioso de redes complexas. Morando parcialmente no Brasil há 15 anos, Hans Herrmann fala português fluentemente.  Ele é nosso convidado para o próximo talks@swissnex, em um debate sobre as vulnerabilidades das redes complexas e as estratégias para prevenir a destruição daquelas que são essenciais e para destruir as redes perigosas.

Nascido em Havana, Cuba, e crescido em Bogotá, Colômbia, Hans Jürgen Herrmann estudou física em Göttingen e Colônia, na Alemanha, onde recebeu seu doutorado em Física Teórica. Membro da CNRS em serviço de Physique Théorique em Saclay, na França. Foi diretor e professor na ESPCI em Paris, na University of Stuttgart, na Alemanha e na ETH Zürich, na Suíça. É fellow do Guggenheim. Recebeu os Prêmios Max-Planck (2002) e Gentner-Kastler (2004). É membro da Academia Brasileira de Ciências e editor de diversas publicações científicas. Ele faz parte da comissão de pesquisa da ETH e é autor e co-autor de 13 livros.

talks@swissnex com Hans Herrmann acontece no dia 25 de Maio, quinta-feira, às 19h, em nosso terraço, na Rua Cândido Mendes, 157, Glória. Com petiscos, cervejinhas e convidados de áreas diversas, contaremos com um clima casual para promover trocas, conexões e ideias inspiradoras.

Top