Race For Water Odyssey

Você sabia que são produzidas 250 milhões de toneladas de plástico por ano? E que, infelizmente, mais de 10% dele acaba no oceano! O que resulta disso tudo? As ilhas de lixo: os plásticos são transportados pelas correntes e acabam se acumulando em regiões onde se encontra alta densidade de lixos no meio dos oceanos. Essas regiões podem alcançar o tamanho do estado de Minas Gerais e alguns cientistas especulam que podem ser maiores ainda.

 

race1© Race for Water 2015 / Peter Charaf

Race For Water Odyssey (R4WO) é um projeto suíço incrível para conscientizar as pessoas sobre destruição plástica nos oceanos e fazer as coisas mudarem!

 

O time da Race For Water vai navegar ao redor do mundo de Mônaco até o Rio, parando por Singapura, Nova Iorque, Valparaiso e outras cidades em menos de 300 dias. Eles aproveitarão a viajem para medir e mapear as ilhas de plásticos com um drone fornecido pela a ETH. Também vão recolher análises da agua e das praias impactadas pelo o problema. O objetivo ö ajudar a entender as consequências ambientais e tentar achar soluções para coleta e reciclagem. Além do mais, o relatório que a equipe da R4WO vai ajudar a implementação de regulações internacionais contra a poluição marinha.

 

Segue uns números que descrevem o problema:

  • 5 vórtices de convergência de lixos plásticos;
  • Mais de 3.5 bilhões de pessoas que dependem dos oceanos para se alimentar;
  • 1 milhão de pássaros que morrem cada ano

R4WO_cartoblanc_itinéraireLD(1)

 

As atividades no Rio:

A ultima parada do barco antes de voltar para Europa vai ser na nossa amada cidade do Rio de Janeiro. Ele vai ancorar na Marina da Glória no começo do mês de Novembro (data exata precisa ser confirmada ainda).

swissnex Brazil está planejado em recebê-los com muito barulho e cuidar de colocar o projeto no centro da atenção carioca.

Vamos aproveitar o evento para dar partida ao nosso “Mês do Lixo”. O objetivo é reunir as pessoas de diferentes áreas com esta questão central e ajuda-las entender como pode se envolver. 2015 é para swissnex Brazil o ano do meio ambiente, procuramos direcionar nossos projetos para a sustentabilidade e que queremos fazer as coisas mudarem !

Para dar um gostinho do que estará esperando vocês, aqui esta o que planejamos. Primeiro, queremos hospedar uma conferência científica com pesquisadores suíços e brasileiros do ramo. Segundo, estamos preparando uma exposição durante o mês inteiro de fotos e infográficas recolhidas e queremos que seja um lugar de encontro para as pessoas próximas, ou simplesmente curiosa sobre o problema. Também, swissnex vai oferecer uma seção de filmes em nosso lindo terraço ou na nossa sala de eventos dependendo da boa vontade do tempo. E o melhor pro final, queremos fazer deste projeto uma plataforma “open-source”!

Se você ficar tanto animado quanto a gente sobre a iniciativa e quiser colaborar na aventura; por favor, entre em contato com: dupraz@nullswissnexbrazil.org. Ficaremos feliz de ouvir suas sugestões e incluir você ou suas ideais!

 

race2© Race for Water 2015 / Peter Charaf