A swissnex Brazil para um mundo mais verde!

Christian Michel-Casulleras

casulleras@nullswissnexbrazil.org

Junior Project Manager, swissnex Brazil

 

Depois de um ano de existência no Brasil, com um escritório principal no Rio de Janeiro e um escritório satélite em São Paulo, a swissnex Brazil celebrou seu primeiro aniversário no dia 4 de abril de 2014. Isso nos deu a oportunidade de celebrar nossos projetos e eventos nesse ano; também permitiu introduzirmos a missão da swissnex para o nosso segundo ano de existência: ‘O Ano da Sustentabilidade’.

 

A Suíça – campeão em sustentabilidade!

 

Os suíços são ambientalmente conscientes. Temos normas rígidas de emissões de gaz, uma boa gestão de resíduos sólidos, estratégias de reciclagem, controles no planejamento urbano, transporte eficiente em energia e somos um pais líder nos índices de desempenho ambiental. Esses índices avaliam a poluição do ar, a qualidade de água, a biodiversidade, a gestão dos recursos naturais e as mudanças climáticas. Diferentes políticas pioneiras na proteção do meio-ambiente fizeram da Suíça um líder no desenvolvimento e comercialização de produtos de tecnologia limpa ao nível global. Na swissnex Brazil, identificamos possíveis sinergias entre a Suíça e o Brasil nas areas de sustentabilidade, energias renováveis, tecnologias limpas, reciclagem e tecnologias ambientais para o período 2015-2016.

 

Por que o Rio de Janeiro? Por que em 2015?

 

O Rio de Janeiro é um ponto de referencia nesta área. A Cidade Maravilhosa já sediou duas das conferências internacionais mais importantes sobre sustentabilidade: a Conferência da Terra das Nações Unidas em 1992 e a Conferência sobre Desenvolvimento Sustentável das ONU, também chamada Rio+20 em 2012. Este ano, uma das conferencias internacionais mais importantes sobre o meio ambiente e mudança climática será realizada em Paris. Há muitas expectativas sobre um novo acordo climático na Conferência de Paris em 2015.

 

Projetos e Eventos Sustentáveis

Screen Shot 2015-07-22 at 3.38.06 PM

 

Aproveitando da nossa localização no Rio de Janeiro, durante este importante ano para o meio-ambiente, a swissnex Brazil planejou focar a maioria de nossos projetos na área da sustentabilidade.

 

Para apresentar o Ano da Sustentabilidade para o nosso público local, a swissex Brazil convidou a ecologista, ativista, educadora ambiental e consultora em energia solar, Vânia Stolze para dar uma palestra sobre “energia solar nas comunidades do Rio de Janeiro”. Ela coordenou junto com Greepeace Brasil um projeto chamado Projeto Solar da Juventude, que instalou a primeira distribuidora sistema solar na comunidade do Morro dos Macacos, no Rio de Janeiro .

 

Urban Farmers na Virada Sustentável e no Festival Internacional Film Ambiente

(28.08 – 2.09)

 

  • A ‘Virada Sustentável’ é a maior conferência de educação e mobilização sobre sustentabilidade na América latina. Este evento anual será realizado em São Paulo e aborda temas como a mudança climática, o consumo inteligente, direitos humanos e cidadania, economia criativa, qualidade de vida, mobilidade urbana, reciclagem, economia verde e biodiversidade.
  • A 5a edição do festival internacional Film Ambiente será realizado em vários locais culturais da cidade do Rio de Janeiro, apresentando um total de 69 filmes. Este ano, pela primeira vez, o comitê do Festival organizará seminários e palestras para o público no Museu do Meio-Ambiente

 

A swissnex Brasil apresentará o projeto de “Urban Farmers”, agricultores urbanos, que foi desenvolvido por Roman Gaus, ex-estudante da Universidade de St.Gallen e pioneiro da produção urbana de alimento nas cidades. Este projeto é uma iniciativa com o objetivo principal de usar terrenos vagos, tais como os telhados de prédios para fazer agricultura em escala comercial de peixes e legumes utilizando uma tecnologia chamada Aquaponics, que re-circula as águas residuais dos peixes como fertilizante para as plantas. Isso economiza 90% da água doce e fornece um produto de resíduo zero, o que poderá proporcionar a milhões de pessoas com acesso à produção local de alimentos frescos e saudáveis.

 

 Screen Shot 2015-07-22 at 3.38.17 PM

Mega-projeto: Race for Water Odyssey (R4WO)

(4.11 – 18 .11)

 

Esta expedição científica tem o objetivo de conscientizar a população sobre a devastação causada pela poluição de plástico nos oceanos. A equipe do R4WO está navegando ao redor do mundo, do Mônaco ao Rio, parando por Singapura, Nova York, Valparaíso e outras cidades em menos de 300 dias. Os cientistas estão mapeando o lixo de plástico com um novo drone fornecido pela ETH. A equipe está fazendo análise da águas e das praias afetadas. O objetivo é ajudar a compreender as consequências ambientais e tentar encontrar soluções para a coleta do lixo e reciclagem. Além disso, o relatório elaborado no final da viagem vai ajudar a implementar regulamentos internacionais contra a poluição marinha.

 

 

 Screen Shot 2015-07-22 at 3.38.24 PM


Mega-projeto: Atlantik Solar da ETH

 

AtlantikSolar será a primeira travessia do Oceano Atlântico usando um drone movido a energia solar. Devido ao seu potencial em energia solar, território continental, e as condições meteorológicas, o Brasil foi escolhido para realizar o primeiro vôo de teste de longa distância. Um vôo sobre a região amazônica acontecerá de Belém até Caixiunã, para testar a resistência da aeronave sob as condições tropicais da Amazônia. A swissnex Brazil vai organizar o compartilhamento dos dados recolhidos sobre a região da Amazônia, um evento de abertura, atividades científicas e palestras sobre as novas tendências em energia solar para o público em Belém, São Paulo e no Rio de Janeiro.

 

 

 Screen Shot 2015-07-22 at 3.38.33 PM

 

 

Um escritório swissnex verde!

 Screen Shot 2015-07-22 at 3.38.41 PM

Olha os 10 passos simples para transformar nosso escritório no Rio de Janeiro!

 

 

  1. Reduzir: ao comprar, pensamos de forma diferente e compramos coisas que vão durar mais tempo
  2. Reutilizar: sempre utilizando o outro lado das folhas de papel usadas!
  3. Reciclar: papelão e papel, plástico, vidro e alumínio
  4. RECUSAR! não comprar coisas que não precisamos e quando fazemos compras levar nossas sacolas
  5. Utilizar produtos de escritórios amigáveis para o meio-ambiente: cartucho de tinta recarregáveis ou produtos não tóxicos
  6. Transporte: cada membro da swissnex usa transporte público, bicicleta ou vai a pé ao trabalho
  7. Escritório sem papel: reduzimos ao máximo o material imprimido
  8. Código de vestuário informal: especialmente nos meses quentes pode ajudar com os custos do ar condicionado
  9. Usando a eletricidade e água inteligentemente: desligamos os computadores e impressoras e configuramos os equipamentos para máxima eficiência em energia
  10. Criação de nossa própria horta orgânica: obrigado pela ajuda da nossa estudante-residente Leslie!

 

 

 

Leia nosso próximo artigo sobre: “A Suíça na vanguarda de veículos solares”.

 

 

 

Screen Shot 2015-07-22 at 3.38.52 PM