AtlantikSolar

ATLANTIKSOLAR

O avião solar não tripulado AtlantikSolar é um projeto científico desenvolvido por cientistas do Laboratório de Sistemas Autônomos da ETH, de Zurique, na Suíça, que consegue voar longas distâncias de maneira autônoma para coletar imagens e informações sobre as áreas que sobrevoa. Em outubro de 2015, o projeto AtlantikSolar veio ao Brasil para sobrevoar um trecho da floresta amazônica paraense para testar a capacidade da aeronave. Lá, fez imagens e coletou dados atmosféricos que serão usados pelas autoridades locais.

 

VOO TESTE NA AMAZÔNIA

No dia 24 de outubro, o AtlantikSolar sobrevoou um trecho da floresta amazônica paraense, onde recentemente houve um desastre com o naufrágio de um navio que levava cerca de 5 mil bois em Bacarena (PA). Nessa região, fez imagens –vídeos, fotos e imagens em 3D– que serão usados pelas autoridades locais. Os sensores da aeronave também coletaram dados atmosféricos sobre ventos, radiação e umidade, distribuídos a pesquisadores locais.

 

POR QUE A AMAZÔNIA?

A escolha da Amazônia para o primeiro voo AtlantikSolar fora da Europa serviu como um desafio para a equipe de cientistas que desenvolveu a aeronave. A ideia foi averiguar a autonomia e a resistência da aeronave em condições climáticas diferentes das encontradas na Europa.

 

Site do Projeto AtlantikSolar