Conheça as novas caras da swissnex Brazil

DSC00617

Leslie Bent

Gerente de Comunicações Júnior

Qual é a sua formação acadêmica e experiência?

Eu sou formada em Economia de Negócios pela Faculdade Vaud de Negócios e Engenharia (HEIG-VD). Ao mesmo tempo que estudava, eu trabalhei por quarto anos na EPFL (Instituto Federal Suíço de Tecnologia de Zurich) para o escritório de Relações Internacionais, principalmente organizando visitas e eventos para parceiros acadêmicos.

Antes da faculdade, eu completei o ensino técnico em administração. Então, passei um ano nos Estados Unidos como babá, cuidando de cinco crianças, o que me proporcionou uma oportunidade de aprimorar meu inglês e minha habilidade intercultural.

Como você conheceu a swissnex Brasil?

A primeira vez que ouvi sobre a swissnex foi quando eu trabalhava na EPFL. Então, vim fazer uma parte da pesquisa para minha tese de graduação na swissnex Brazil em 2015. Eu recebi uma bolsa para este meu projeto, que é sobre as estratégias de internacionalização de bancos brasileiros.

Qual é sua função na swissnex?

Eu sou responsável pela comunicação da swissnex Brazil. Para cada projeto e evento, eu lidero os posts nas redes sociais e a comunicação como um todo, através de diversos canais.

Como se sente morando no Rio de Janeiro?

Claro que o Rio de Janeiro é a “cidade maravilhosa”. Não só pela sua incrível mistura de natureza e asfalto, mas também pela vida que as pessoas trazem para a cidade. Eu acho que tenho muito a aprender sobre o Brasil, principalmente para alguém proveniente da Suíça, que tem uma cultura muito diferente.

Existe algo que você deseja alcançar durante seu tempo de trabalho na swissnex Brazil ou durante sua estadia no Rio?

Eu gostaria de aprender e explorar o máximo que eu puder, mas também trazer um impacto positivo para a swissnex Brazil, claro. Quero aproveitar essa oportunidade incrível de trabalhar em um país que cresce todos os dias e tem muito a levar para o exterior. É também um ano repleto de momentos emocionantes, com as Olimpíadas se aproximando, e isso é uma experiência que acontece uma vez na vida, ser capaz de trabalhar em grandes projetos.

 

DSC01001

Sebastian Zumbühl

Gerente de Projetos Júnior

Qual é a sua formação acadêmica e experiência?

Eu sou formado em Psicologia e Administração com foco em trabalho psicológico. Para a minha tese, eu conduzi um estudo no qual analisamos como a percepção do uso e design de um produto de consumo muda com o tempo.

Eu acredito que algumas experiências profissionais sejam mais relevantes que outras para esta posição, como eles relacionam com “conencting the dots”. Por exemplo, com a AIESEC, na qual nós trouxemos estudantes internacionais para companhias suíças – facilitando um intercâmbio em diversos níveis. Além disso, eu trabalhei com pesquisa, educação e serviço para o consumidor, na maior parte do tempo falando três ou quatro línguas. Agora, o português se tornando minha quinta língua, e atrapalhando meu italiano!

Como você conheceu a swissnex Brasil?

Para ser honesto, bem aleatoriamente, no Google. Aconteceu há alguns anos atrás, quando minha namorada recebeu a bolsa Ciências sem Fronteiras, e eu quis descobrir que tipo de oportunidades a Suíça oferecia. No entanto, eu fiquei mais interessado na swissnex Brazil, então ficou no meu radar pelos últimos dois anos. Felizmente, eu sou parte disso hoje.

Qual é sua função na swissnex?

É uma função bem diversa. No básico, é planejar e executar projetos que conectem pessoas da Suíça e do Brasil. As tarefas dos projetos são diversas como as áreas de trabalho de cada um: ciência, educação, arte e inovação. Generalizando, tem várias tarefas em logística e administração do escritório e rede de contatos. Um objetivo futuro é escrever relatórios de pesquisa, mas, eu percebi, desde o início, que organização e eficiência são as chaves para o sucesso – já que muitas coisas acontecem ao mesmo tempo.

Como se sente morando no Rio de Janeiro?

Um brasileiro uma vez me falou uma ditado: “a vida é muito curta para não morar no Rio”. Obviamente, aquele brasileiro era um carioca cheio de orgulho, mas eu não podia concordar mais! A vida aqui é um verdadeiro choque de culturas, mas um choque incrível. Eu viajei por alguns continentes, e nunca vi uma cidade tão completa como o Rio. Se você gosta da praia, natureza, esportes, vida noturna, cultura ou comida, você pode encontrar tudo junto na Cidade Maravilhosa. Este é o porquê eu amo aqui desde o primeiro dia, e na verdade, a descoberta apenas começou.

Existe algo que você deseja alcançar durante seu tempo de trabalho na swissnex Brazil ou durante sua estadia no Rio?

Eu quero maximizar minha experiência, o que essencialmente quer dizer contribuir para a emocionante missão da swissnex. Na minha função como Gerente Junior de Projetos, eu quero realizar projetos e eventos excelentes com momentos memoráveis para nossos parceiros. Porque eu acredito que isso é o quê de fato cria impacto e o início de novas conexões entre o Brasil e a Suíça.

Pessoalmente, eu quero aprender como surfar. Eu fico enciumado sempre que vejo surfistas em Ipanema pegando ondas. Eu tentei na África do Sul e foi horrível, ou nas minhas palavras otimistas: eu ainda tenho muito potencial para aprimorar!

 

DSC01210

Sofia Costa

Assistente de Projetos e Operações

Qual é a sua formação acadêmica e experiência?

Eu estou me formando em Comunicação Social, com licenciatura em Jornalismo, na UERJ. Atuei como estagiária por um ano e meio na Fundação Roberto Marinho, e por outros dezesseis meses na Previcoke Previdência Privada, parte da Coca-Cola Brasil. Também participei da fase de estruturação da Empresa Júnior da minha faculdade como Diretora de Administrativo Financeiro, e atualmente sou responsável pela produção executiva no projeto TEDxUERJ, que acontecerá em setembro de 2016.

Como você conheceu a swissnex Brasil?

Conheci a swissnex Brazil quando fui assistir a transmissão do TEDxPlace des Nations, evento que teve inicio de 2016. Adorei o espaço e as pessoas. A partir desse momento, as coisas foram se encaixando e agora eu faço parte do time.

Nos conte sobre sua função e sobre os projetos que você desenvolverá.

Minha função é de Assistente de Projetos e Operações, o objetivo principal é colaborar para que os projetos da swissnex sejam realizados com muito sucesso. Além disso, entro no time para ajudar com a parte operacional, para a swissnex funcionar sempre da melhor maneira possível, e assim, poder transformar muitos projetos em realidade, fortalecendo o laço entre a Suíça e o Brasil.

Como você vê o futuro do seu trabalho na swissnex?

Sempre adorei um ambiente empreendedor, que busca de alguma forma trazer ideias inovadoras à tona. A swissnex Brazil me proporciona fazer parte desse mundo através de projetos super interessantes. Eu vejo uma grande possibilidade de aprender, crescer, e trabalhar para o desenvolvimento da swissnex, junto com um time de pessoas incríveis.