Data Canvas: Sense Your City

Data Canvas: Sense Your City

Nossas cidades são gigantes coletoras e emissoras de dados. Esses recursos de dados muitas vezes não são usados, notados e entendidos pelos cidadãos. O Data Canvas é um network de mídia que promove a alfabetização de dados. O mesmo visualiza e faz streaming em tempo real de históricos de dados online e em displays e exibições a nível de rua. Ao longo de sete cidades, usando dados privados, públicos e dos cidadãos, essa iniciativa facilitará o diálogo engajado civicamente através de parceiros acadêmicos, da sensibilização da comunidade e de desafios online, resultando em pesquisas aprofundadas e no impacto cívico. Por favor, junte-se a nós.

Data Canvas: Sense Your City

Ao disponibilizar os dados do governo para o público, o primeiro desafio da Iniciativa Data Canvas aproximou ainda mais cidadãos e suas cidades. Em 2015 daremos mais um passo, empoderando os cidadãos para reunir seus próprios dados usando o open-source (código aberto), uma tecnologia de sensor ambiental do tipo Faça Você Mesmo (DIY).

Inspirado na Aethera um conjunto de sensores DIY criado por Taurin Barrera, artista de novas mídias de São Francisco, mede a cada minuto os níveis do ambiente ao seu redor em relação à luz, som, qualidade do ar, temperatura, umidade, índice UV e poluição por partículas. Nós desenvolvemos – em colaboração com nosso parceiro, o SeeedStudio – um kit sensor que é fácil de montar e que transmite todos os dados em tempo real através de uma plataforma online pública.

Ao educar as pessoas sobre como construir seus próprios sensores estamos equipando cidadãos do mundo inteiro com ferramentas para que possam entender e participar do futuro de suas cidades e abastecer o crescente movimento de criação que está liderando, em todo o mundo, a inovação e a criatividade, desde universidades até escolas de arte, fab labs (garagens para criar) e hackerspaces.
A rede da swissnex funcionará como um ponto central de divulgação dentro de sete cidades: São Francisco, Xangai, Boston, Cingapura, Bangalore, Rio e Genebra (Evento Lift) e o desafio culminará em uma exibição com a visualização de dados públicos em Genebra para os ganhadores.

Links

Data Canvas
Gray Area
Seeedstduio