Ao mercado brasileiro e além: Oportunidades e desafios da internacionalização de startups

swissnex Brazil convida para mesa-redonda de debate sobre desafios e oportunidades para startups de levar seus negócios para além das fronteiras. Evento acontece durante o Festival Path.

Event Details

Location

Cultura Inglesa Pinheiros
Rua Deputado Lacerda Franco, 333 Sala 1, São Paulo, Brazil

Date

May 06, 2017 2:15 pm America/Sao Paulo (UTC-02:00)

Cost

1o lote - R$199,00 + R$19,90 de taxa de serviço

Ao mercado brasileiro e além: Oportunidades e desafios da internacionalização de startups

swissnex Brazil convida para mesa-redonda de debate sobre desafios e oportunidades para startups de levar seus negócios para além das fronteiras. Evento acontece durante o Festival Path.

Assim como as grandes empresas, cada vez mais startups de várias áreas visam alcançar mercados estrangeiros. O processo de internacionalização de startups, no entanto, tem desafios e tendências próprios.

As oportunidades e os desafios do processo de internacionalização para startups são o tema deste encontro, que reúne representantes de plataformas globais de empreendedorismo. Vamos discutir os desafios de integração dos que se internacionalizam, as tendências tecnológicas no mercado suíço e comentar sobre programas de apoio a startups internacionais.

Como convidados para esse encontro contamos com Danilo Picucci, co-fundador da Woole, uma solução de mobilidade urbana para ciclistas, e atual coordenador de projetos pela Woole no Campus São Paulo; Juliane Looty, gerente regional para América Latina e Caribe da Aliança Emprendedora, uma organização que visa a promover o empreendedorismo entre comunidades de baixa renda e discriminadas; Natália Alexandria, empreendedora e consultora que tem como missão no mundo corporativo a construção de um negócio rentável combinado a uma solução que transforme para melhor a vida das pessoas e Simon Locher,  Gerente de Desenvolvimento de Negócios no Swiss Business Hub Brazil.

A swissnex Brazil atua no país como uma incubadora para internacionalização de startups suíças que buscam o país para sua expansão, assim como uma plataforma para fomentar parcerias e intercâmbios com outras startups estrangeiras. Entre os programas oferecidos pela instituição estão o CTI Market Entry Camp e o Academia-Industry Training (AIT).

O primeiro, oferecido pela Comission for Technology and Innovation (CTI) do governo suíço, é um programa que busca impulsionar startups tecnológicas da Suíça com um treinamento completo em etapas, da validação da ideia no mercado brasileiro, passando pela conexão com players nas áreas de inovação e empreendedorismo até a conexão com potenciais clientes. Esse ano, pela primeira vez, em parceria com a swissnex, o CTI Market Entry Camp abre a oportunidade para as startups suíças virem testar seu mercado no Brasil, a exemplo do que já acontece nos Estados Unidos, China e Índia.

“Buscamos conexões P2P – people2people – para criar projetos e empreendimentos internacionais fora da caixa, atrelando local expertise com perspectiva global” explica Mayra Castro, diretora do escritório de São Paulo da swissnex Brazil. Adriano Bürgi, gerente de projetos responsável pela área de startups da swissnex, explica o conceito por trás desse trabalho: “Temos um olhar atencioso para as startups tecnológicas desde a fase da ideia do negócio. Isso nos diferencia de outras plataformas empresariais, pois olhamos além de somente buscar mercados, mas como fomentar parcerias internacionais”. Adriano é responsável pelo Academia-Industry Training (AIT). Rumando para a sua quarta edição, o AIT é um programa voltado para pesquisadores-empreendedores do Brasil e da Suíça que queiram tirar suas ideias do laboratório e colocá-las no mercado.

O Path é um festival de inovação e criatividade que inclui palestras, filmes, shows e opções gastronômicas, exposições e diversos outros eventos em vários pontos da cidade de São Paulo.

 

Top