Mapping Party – sua bike vira sensor! SP

Um monitoramento inédito da qualidade do ar nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro utilizando equipamentos de medição do BeMap, acoplados em bicicletas, como parte de uma parceria internacional apoiando abordagens bottom-up no processo de desenvolvimento das cidades.

Event Details

Location

Impact Hub
Rua Bela Cintra 409, São Paulo, São Paulo Brazil

Date

May 05, 2016 - May 08, 2016

Cost

Free (limited spaces)

O projeto

São Paulo e Rio de Janeiro são duas das maiores cidades da América Latina com várias questões urbanas e de mobilidade que influenciam diretamente a vida das pessoas. O número de pessoas e carros está aumentando nas áreas metropolitanas, assim como o tempo perdido no trânsito. Qualidade de vida e produtividade na cidade dependem, em grande parte, da mobilidade urbana. Por isso, o tema da mobilidade urbana e qualidade do ar são de grande interesse para os centro urbanos ao redor do mundo!

Através de uma parceria internacional entre instituições suíças e brasileiras, no Rio e em São Paulo (BeMap, Woole e IDTP), queremos apoiar a abordagem bottom-up global ao processo de design da cidade. Nosso projeto é baseado em um conceito de “Mapping Party” que surgiu dentro da OpenStreetMap-cena.

É um enfoque prático onde os dados são recolhidos e editados sobre o ambiente em que vivemos, para incentivar e apoiar os cidadãos de participar na criação da cidade. Os dispositivos tecnológicos oferecidos pela beMap vão permitir aos participantes coletar dados sobre os níveis de poluição do ar por meio de suas bicicletas.

Nosso objetivo é analisar os dados e criar ideias inovadoras sobre como usar os dados para a melhoria dos níveis de poluição e de mobilidade urbana em conjunto com pesquisadores, empresários, a indústria, autoridades oficiais e ferramentas do (e) IT. Para isso vamos utilizar dois abordagens diferentes, surgindo a base do Design Thinking em São Paulo e de um Hackathon em Rio de Janeiro.

Programação

 

São Paulo – dia 5 até 7 de maio 2016

Screen Shot 2016-04-25 at 2.48.00 PM

O início oficial do projeto será marcado em São Paulo no dia 5 de maio, quinta-feira, para apresentarmos publicamente o projeto e a tecnologia de BeMap em conjunto com todos os nossos parceiros locais no Impact Hub São Paulo.

Na sexta-feira, 6 de maio, vamos juntos com o apoio da startup Woole e da comunidade local de bicicleta recolher os dados durante todo o dia com os sensores instalados nas bicicletas. Nossa base será a maravilhosa Praça dos Arcos, de onde nossas expedições terão início. A fim de dispor de dados comparáveis ​​e para enriquecer as descobertas científicas iremos recolher dados sobre a poluição do ar dentro de carros, ônibus e de pedestres andando a pé. Clique aqui para se inscrever!

No sábado, 7 de maio, esses dados serão analisados ​​e formarão a base para uma sessão fechada de brainstorming multi setorial,  liderada por uma abordagem de design thinking. Estas ideias serão então apresentadas a um público maior e a melhor será premiada pelo nosso júri, composto por especialistas urbanos e líderes do pensamento. Por último, mas não menos importante, haverá uma festa para os participantes, como uma parte especialmente importante do evento é mostrar através de uma forma colaborativa e agradável, o quão divertido pode ser coletar e usar dados.

Nós gentilmente lhe pedimos para confirmar a sua participação para a apresentação pública no dia 5 de maio, quinta-feira, em nosso evento no eventbrite.

Se você acha que tem o que é preciso para participar nos outros dias em São Paulo, ficaríamos felizes em ouvir de você: stephanie@nullswissnexbrazil.org

Saiba mais sobre o projeto.

Event Photos

Top