
Race for Water
Resumo da Expedição R4WO.
Uma corrida contra o tempo para salvar os oceanos.
A “Race For Water Odissey” (R4WO) partiu de Bordeaux, França, em 15 de março de 2015. Esta expedição tem o objetivo de alcançar as praias de lixo localizadas nos 5 vórtices de lixo dos oceanos, a fim de realizar a primeira avaliação global da poluição de plástico nos oceanos, e destacar suas consequências sobre as populações. Tudo isso, em um tempo recorde de menos de 300 dias, graças a um trimarã de corrida, a “MOD70 Race for Water”. R4WO espera encontrar respostas para essa pergunta, o que representa a pior catástrofe ecológica da história.
O que é um giro?
Giros são enormes “banheiras de hidromassagem” ou vórtices de água que são criados pelo vento e correntes marinhas, no coração dos quais os resíduos de plástico que foram flutuando nos oceanos acumulam, criando assim zonas gigantescas de poluição difusa.
Contrariamente a certas crenças comuns, giros não são áreas de macro-detritos acumulados de forma compactada, mas sim zonas de poluição difusas com concentrações mais fortes de micropartículas plásticas que estão presentes em águas abertas.
Estima-se que 80% dos resíduos plásticos presentes nos oceanos são resultantes de atividade humana sobre a terra, enquanto 20% vem da atividade humana no mar (tráfego marítimo, pesca, aquicultura, plataformas de petróleo, etc.).
A situação da pulição de plástico em 2015:
- 5 vórtices de resíduo de plástico
- 260,000 toneladas de partículas de plástico flutuando nos oceanos
- Mais de 3.5 bilhões de pessoaseople dependem dos oceanos para sobreviver
- 1 milhão de pássaros são mortos todos os anos
- 250 milhões de toneladas de plástico são produzidas todo ano, 10% destas terminam nos oceanos