A jornada da Urban Farmers Box no Brasil

Foi um projeto grande e trabalhoso. As conversas entre a swissnex e a Urban Farmers, uma empresa suíça voltada para o desenvolvimento de tecnologias para uma agricultura sustentável, começaram em abril de 2016. Desde aquela época, já imaginávamos o sucesso que faria trazer um de seus projetos, a Urban Farmers Box, popularmente chamada de UFBox, para o Brasil. Felizmente, todo o trabalho duro valeu a pena. Foram muitas idas e vindas até que todos os parceiros estivessem contentes com o formato do container que seria montado no Baixo Suíça durante as Olimpíadas e Paralimpíadas, na Lagoa Rodrigo de Freitas, Rio de Janeiro.

O sistema da Urban Farmers foi idealizado para produções de alimentos orgânicos e sustentáveis em grande escala dentro das áreas urbanas de cidades. A UFBox é um container com uma estufa acoplada, onde a produção é feita através da tecnologia de aquaponia, desenvolvida pela Universidade de Ciências Aplicadas de Zurique (ZHAW).

O sistema de cultivo aquapônico combina aquicultura (cultivo de peixes) e hidropônico (cultivo de plantas somente com raízes submersas na água). Os resíduos dos peixes fertilizam as plantas que, por sua vez, filtram os nutrientes, retornando a água limpa para os peixes e poupando 95% de água, se comparado com a agricultura tradicional. A aquaponia permite ainda que a produção de legumes e vegetais seja feita sem uso de herbicidas ou pesticidas.

Ao longo das semanas em que esteve exposta no Baixo Suíça, a UFBox recebeu a visita de grupos de escolas públicas do Estado do Rio. As monitoras do projeto, cuidadosamente selecionadas, explicavam o funcionamento do container e permitiam o contato das crianças e jovens com os vegetais. Em seguida, as turmas conheciam o restante do Baixo Suíça, para se divertirem um pouco nas atrações pensadas para trazer um pouco da Suíça para o Rio de Janeiro. Ao todo, cerca de cem alunos participaram do projeto.

Recebemos também a visita de crianças do Projeto Circulando Geral, que leva acolhidos dos abrigos da cidade do Rio para usufruir de atividades culturais, esportivas e sociais que possam ter impactos transformadores. A alegria das crianças era visível. Todas interagiam, fazendo muitas perguntas e mostrando interesse e curiosidade.

A tecnologia e os conceitos por trás da UrbanFarmers também foram tema de alguns eventos realizados pela swissnex Brazil no Baixo Suíça. A Urban Solutions Conference, reuniu palestrantes que abordaram diferentes problemas do cotidiano urbano relacionados à água, transporte, produção de alimentos e de energia e gestão de resíduos. A discussão misturou especialistas variados para falar sobre possíveis soluções sustentáveis para enfrentar os atuais desafios das grandes cidades do mundo.

A Conferência sobre Segurança Alimentar aconteceu para fechar a maratona de eventos da swissnex no Baixo Suíça. O tema foi como alimentar o mundo até 2050. Trouxemos diferentes iniciativas, misturando e mobilizando os ambientes de inovação brasileiro e suíço em busca de novas oportunidades e maneiras de preservar nosso futuro com formas inovadoras de produzir e consumir alimentos.

Todos os encontros foram verdadeiros sucessos e aconteceram em um ambiente incrível e inspirador, durante uma época festiva na verdadeira “cidade maravilhosa” do Brasil. Foi o melhor momento para lançar a Urban Farmers Box no país e criar parcerias para desenvolver a marca nos próximos anos.

Foi assim que a UrbanFarmers conheceu a ONG Viva Rio, uma organização não-governamental líder em empreendedorismo e inovação social, que demonstrou interesse em manter a UFBox em seu novo Hub de Inovação, montada na comunidade do Cantagalo, em Copacabana, no Rio de Janeiro.

Na união de forças entre o Viva Rio e a swissnex, com a cooperação da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) e da Associação de Moradores da Comunidade, conseguimos abrir o caminho para o container até o topo, levando a UFBox para integrar o novo Hub, a Estação Futuro, um espaço de criações e inovações para todos da comunidade e da cidade do Rio de Janeiro.

A partir de 2017, a Urban Farmers Brasil terá sede em São Paulo, e uma nova e primeira UFBox, com uma estufa acoplada no topo do container, fará parte da Estação Futuro da ONG Viva Rio, fornecendo alimentos verdinhos e quem sabe até peixes em um espaço que promove educação, ciência, inovação e esportes para crianças e jovens da comunidade.

Esperamos por mais novidades em 2017 !

Rio de Janeiro, 7 de Dezembro de 2016

 

 

DSC01208

Sofia Costa

Assistente de Projetos e Operações

swissnex Brazil