Academia-Industry Training 7ª edição: Webinar Informativo

No dia 25 de maio de 2020, a swissnex Brazil realizou um webinar para apresentar o Academia-Industry Training (AIT). O publico alvo do evento foi potenciais participantes do Brasil e da Suíça que queriam saber mais sobre o programa e o processo seletivo. O AIT é uma oportunidade única para empreendedores que queiram levar suas pesquisas ao mercado. O programa, nesta edição, acontecerá durante uma semana no Brasil (novembro de 2020) e outra na Suíça (abril de 2021).

O processo seletivo está aberto até dia 22 de junho de 2020, e os detalhes do processo seletivo podem ser encontradas aqui.

Dra. Rocio Robinson, responsável para a seleção das startups do lado suíço, apresentou as oportunidades do camp na Suíça. A semana é cheia de eventos, acontecendo em cidades como Genebra, Lausana, Basileia e Zurique. No caminho há várias oportunidades de fazer networking com os colegas e, eventualmente, com potenciais investidores.

Amanda Akemi, Startups and Innovation Manager na swissnex Brazil no Rio de Janeiro, também ressaltou as oportunidades durante a semana do Brasil, mostrando a possibilidade dos participantes fazer networking com a rede suíça no Brasil, se familiarizar com os aspectos legais e conhecer hubs e laboratórios de inovação importantes do país. No último dia de ambas as semanas, cada projeto é apresentado durante a sessão de pitching final com a entrega de prêmios às três melhores startups.

Ana Carolina Ferronato, CTO da NetWord Agro, participou na quinta edição do AIT em 2018/2019 e também do webinar. Para ela, o AIT lhe ajudou a se ver não só como uma cientista, mas também como uma empreendedora, o que desde o começo lhe permitiu aproveitar ao máximo o programa. Os retornos que ela recebeu a ajudaram a integrar ao seu plano de negócios os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis, o que lhe rendeu a nomeação de SDG super hero pela Sustainary em 2020. O AIT, para ela, foi também uma oportunidade de expandir sua rede de contatos pelo mundo e receber contribuições de várias pessoas, assim como seu primeiro investidor. 

Erick Garcia co-fundador da REA, uma startup médica suíça que desenvolveu um produto que permite mulheres fazer testes de partos prematuros em casa, também participou do webinar e do AIT em 2019. O Brasil é um grande mercado potencial para REA, e a semana no Brasil foi, para ele, uma oportunidade de conhecer médicos e hospitais potencialmente interessados em participar de ensaios clínicos de sua startup.

Se você não assistiu o webinar ou gostaria de ver novamente, clique abaixo: