Academia-Industry Training Brazil 2018: veja como foi

Na manhã do dia 30 de novembro, Etienne Jeoffroy subiu ao palco para apresentar o projeto de sua startup de base científica, a Fenx. Na plateia, mais de 100 pessoas ligadas ao ecossistema de inovação do Rio de Janeiro, mentores de negócios e investidores acompanharam seu “pitch”. A apresentação sobre painéis de isolamento não inflamáveis, recicláveis e com baixo impacto ambiental para uso na construção civil garantiu o primeiro lugar dentre os 20 participantes da 5ª edição do Academia-Industry Training Brazil. Mas o AIT não se resume ao último grande evento que premiou Etienne, Ana Ferronato e Fabiana Noronha, em 1 º , 2º e 3º lugares, respectivamente. Na verdade ele é mais uma etapa da semana intensa de treinamentos para “scientrepreneurs” brasileiros e suíços que desejam transformar a pesquisa de alto nível desenvolvida em suas universidades em produtos para o mercado.

A edição 2018 do AIT contou pela primeira vez com uma programação que incluiu as duas maiores cidades brasileiras, onde a swissnex Brazil possui escritórios: São Paulo e Rio de Janeiro. A combinação destes locais tornou ainda mais rica a programação de treinamentos, workshops e visitas técnicas que visam aprimorar o modelo de negócios e técnicas de apresentação dos pesquisadores, além de criar oportunidades de networking.

Dentre os parceiros envolvidos na edição deste ano, estão a ABBI, Fiap, InovaHC, Sai do Papel, Nós8, FCR Law, Dannemann Siemsen, Eretz.Bio, Vox Capital, I-Deal Advisors, Firjan, Instituto D’Or, WeWork, Agência UFRJ de Inovação, Agência de Inovação Puc-Rio, Instituto Gênesis, IAG Business School, Brain Ventures, The Software Engineering Laboratory, e o IED Rio, que hospedou a Final Pitching Session em um privilegiado espaço no belo bairro da Urca, no Rio de Janeiro.

O Academia-Industry Training contou com startups de diferentes áreas, como AgriTech, Big Data, Construção, Educação, FinTech, Foodtech, MedTech e SaaS, dentre outras. Os cientistas empreendedores são pesquisadores de mestrado, doutorado ou pós doutorado de universidades brasileiras e suíças.

Em abril de 2019, brasileiros e suíços se encontrarão novamente por uma semana, desta vez na Suíça, para a segunda e última etapa do programa AIT de empreendedorismo, inovação e cooperação científica internacional.

Conheça os participantes do Academia-Industry Training Brazil 2018.

O AIT é uma iniciativa da swissnex Brazil e da Universidade de St. Gallen, em colaboração com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).