Ag Tech Valley em Piracicaba

As instalações da Usina de Monte Alegre, que hoje abrigam um celeiro high-tech, já foram a maior usina açucareira do Brasil. A usina foi um modelo para a indústria de açúcar e hoje é um patrimônio cultural e arquitetônico. Ela está localizada na cidade de Piracicaba, no estado de São Paulo, que teve um importante papel no processo de industrialização do país. Lá foi construída a primeira locomotiva totalmente brasileira.

Hoje, a região forma um cluster de inovação que integra um grande ambiente corporativo voltado ao agronegócio. A cidade concentra talentos inovadores e as estatísticas confirmam: ali estão 38% das startups de São Paulo voltadas ao desenvolvimento do agronegócio, que também representam 18,6% do país. Uma das  razões deste sucesso é a presença da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz – ESALQ/USP, considerada a 5ª melhor escola agrária do mundo, de acordo com o US News and World report 2015.

A swissnex Brazil promoveu o evento Ag Tech Valley sobre inovação na agricultura com foco em temas com maior potencial de sinergia com a Suíça, como smart farming, forest management and sustainability. O programa incluiu apresentações de professores pesquisadores e sessão de pitching para startups.

O evento Ag Tech Valley reflete o propósito da swissnex Brazil de Identificar potenciais parceiros em setores estratégicos e construir redes de relacionamento entre a expertise local e a Suíça. A presença da delegação suíça que acompanhou o ministro da Economia Johann Schneider-Ammann em visita ao Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai em abril de 2018 foi a oportunidade para iniciar as articulações nesta região. Durante a semana de atividades, também ocorreu a AgriShow, grande feira do setor agropecuário que movimenta bilhões em negócios.

A realização do evento não teria sido possível sem o engajamento de empreendedores, professores, pesquisadores, fomentadores e investidores que compõem o ecossistema local de inovação. A swissnex Brazil agradece imensamente a todos!

Confira abaixo a programação do Ag Tech Valley, que aconteceu no dia 30 de abril de 2018.

Panel 1: Ag Tech Valley
Prof. Mateus Mondin, Dept. of Genetics
Ronan Campos, CEO startup IDGeo

Panel 2: Forest Management
Prof. Luiz Carlos Estraviz Rodriguez, Dept. of Forest Science
Eduardo Moré de Mattos, Diretor de Pesquisa startup Geplant (4tree)

Panel 3: Smart Farming
Prof. Leandro Maria Gimenez, Dept. of Biosystems Engineering
Mariana Vasconcelos, CEO startup Agrosmart

Panel 4: Sustainability
Prof. Sílvia Helena Galvão de Miranda, Dept. of Economics, Business and Sociology
José Damico, CEO startup Scicrop

Closing Pitching session & Networking
CowMed
Forlidar
Itatijuca Biotech
BullGreen Pasture Technology