Avaliação da Oxford Research comprova o valor da rede swissnex

A Secretaria de Estado da Educação, Pesquisa e Inovação da Suíça – SERI – empregou a Oxford Research, empresa especializada em pesquisas, para conduzir uma avaliação da rede swissnex. O trabalho foi realizado durante o ano de 2019 e o resultado foi uma avaliação aprofundada que descreve a swissnex Network como uma rede flexível e orientada para o cliente, com uma organização dinâmica que agrega valor a seus diversos parceiros, públicos e privados. A análise também inferiu que, sem o apoio da swissnex, a maioria das universidades, pesquisadores e startups que se beneficiaram da assistência desta rede não seria capaz de atingir suas metas de internacionalização na mesma extensão. Clique aqui para acessar o relatório (arquivo PDF, em inglês).

A Oxford Research aferiu que a rede swissnex desempenha um papel extremamente valioso nas atividades de internacionalização dos players suíços das áreas de educação, pesquisa e inovação (conhecidos como ERI). A avaliação concluiu que os cinco locais onde a swissnex atua (Bangalore, Boston, Rio de Janeiro, São Francisco e Xangai) estão ancorados em seus respectivos sistemas ERI locais. Mais de 80% dos parceiros ERI da swissnex que responderam à pesquisa estão satisfeitos ou muito satisfeitos com os serviços que recebem. 70% informaram que não teriam sido capazes de atingir suas metas na mesma extensão sem o apoio da swissnex e 75% pretendem continuar trabalhando ou trabalhar mais próximo ainda do swissnex network.

A avaliação também afirma que toda a rede swissnex se mantém bem informada sobre as últimas tendências, trazendo benefícios a todos os parceiros e que, graças ao modelo organizacional descentralizado que é utilizado, os escritórios da swissnex combinam um alto grau de flexibilidade e criatividade interdisciplinar. A adaptação de prioridades estratégicas que a swissnex oferece em cada país disponibiliza a seus parceiros serviços adequados e personalizados para ajudá-los a alcançar seus objetivos de internacionalização. Juntamente com uma presença local visível e acessível, esse modelo organizacional é um dos pontos fortes da swissnex, especialmente se comparado a outras instituições equivalentes de outros países.

A pesquisa feita pela Oxford Research também identifica melhorias que podem ser implementadas, como a criação de uma infraestrutura conjunta de internet. Isso permitiria à swissnex aumentar sua visibilidade na Suíça e no exterior. A avaliação também sugere que a rede poderia também se concentrar em projetos de longo prazo e de maior impacto.

 

 

 

Foto da equipe da rede swissnex durante o Annual Meeting em 2019. Os cinco escritórios globais da swissnex e suas filiais estão localizados em alguns dos centros de inovação mais dinâmicos do mundo (Boston, São Francisco, Bangalore, Xangai e Rio de Janeiro). Junto com cerca de 20 conselheiros científicos baseados em diversas Embaixadas, a swissnex promove a Suíça como um hotspot de inovação global.