Born-Globals conectam Suíça e Brasil

Claudia Fernando, estudante da Escola de Engenharia e Administração de Vaud (HEIG-VD), está passando dois meses na swissnex Brazil para sua pesquisa sobre Born-Globals da Suíça. Descubra mais sobre as primeiras impressões de Claudia, seu passado e sua pesquisa.

Pessoas do mundo conectam Suíça e Brasil

Com as conexões que a swissnex faz com Suíça e Brasil, nós temos o prazer de receber Claudia, da Escola de Engenharia e Administração de Yverdon-les-Bains, parte da Universidade de Ciências Aplicadas da Suíça Ocidental. Claudia estará fazendo sua pesquisa em nosso escritório no Rio de Janeiro.

Você pode se apresentar brevemente?

Quanto à minha história, eu cheguei à Suíça há 12 anos vinda de Portugal. Naquele tempo, eu comecei a trabalhar em um pequeno restaurante em Nyon, na parte francesa da Suíça. Rapidamente, entendi que o programa acadêmico suíço oferece uma grande variedade de oportunidades para pessoas motivadas e que trabalham duro, e que eu poderia me beneficiar do programa duplo “estudar-trabalhar”. Depois de dois treinamentos entre 2005 e 2007 (assistente de escritório e contadora), eu comecei um curso noturno para conseguir o certificado de “Federal Maturity” em 2009. Em 2012, depois de conquistar o diploma de “Maturity”, eu entrei na Escola de Engenharia e Administração de Vaud, HEIG-VD (Haute Ecole d’Ingénierie et de Gestion du Canton de Vaud), enquanto trabalhava em um dos maiores bancos suíços.

Quais são suas impressões sobre o Rio e a swissnex Brazil?

Como esperado, o Rio é uma cidade incrível, com muitos lugares para sair e as praias que unem as pessoas. Eu amo aprender sobre outras culturas e no Rio nós podemos conhecer pessoas de todo o mundo. Minha primeira impressão do Rio foi de uma cidade segura com uma grande variedade cultural.

swissnex Brazil é um time jovem e dinâmico, e eu fui muito bem recepcionada. Eu sinto aqui uma pequena família, na qual brasileiros e suíços trabalham juntos em um ambiente de grande partilha de conhecimento.

Pode nos contar mais sobre sua universidade e o projeto no qual está trabalhando?

Eu sou uma estudante do quarto ano em Administração da HEIG-VD. HEID é uma Universidade de Engenharia e Administração e a maior parceira da Universidade de Ciências Aplicadas (HES-SO) da Suíça Ocidental. HEIG oferece programas de tempo integral ou meio período. Os de meio período possuem um ano a mais (4 anos), mas permite que os estudantes adquiram experiência profissional paralelamente aos estudos.

Atualmente, eu estou trabalhando na minha tese de graduação focada em firmas nascidas já ativas internacionalmente no mercado brasileiro. O objetivo dessa pesquisa é analisar as estratégias das empresas, identificar os fatores chaves para o sucesso, e baseado nos resultados, proporcionar orientações de internacionalização.

Quais são suas expectativas enquanto estiver na swissnex Brazil?

Durante os dois meses que estarei na swissnex Brazil, eu espero aprender sobre os mercados brasileiros e suas especificidades em termos de negócios. Sem dúvida, como eu amo aprender sobre outros países, no futuro, eu gostaria de trabalhar dando suporte para empresas conseguirem se internacionalizar ou para o Brasil ou para outros países. Durante o tempo na swissnex, eu quero poder aprender com a equipe sua experiência internacional, e como lidam com pontos específicos do país como administração, burocracia e diferenças culturais – o que é um extra para meus projetos profissionais futuros.

Se alguém desejar entrar em contato com você, como podem fazer?

Se alguém desejar entrar em contato comigo para aprender mais sobre minha história ou meu projeto, por favor, envie um e-mail para claudia.fernando@nullheig-vd.ch ou por telefone +41 79 308 42 59.