Co-Criando o Futuro da Inteligência Artificial

O swissnex Network, ​foraus​ e AI Commons lançaram uma iniciativa como parte do AI for Good Global Summit, Genebra 2019, com vários eventos ao redor do mundo e o brasileiro aconteceu na semana passada em São Paulo com o workshop “Para um futuro inclusivo em IA”. O encontro foi orientado por dois pesquisadores brasileiros na área – Glauco Arbix, professor de Sociologia da University of São Paulo (USP) e Marisa Vasconcelos, da IBM. Este projeto visa promover resultados benéficos para as pessoas e para o planeta, à medida que incluímos cada vez mais a inteligência artificial em nossas sociedades.

O evento da swissnex Brazil contou com 20 participantes de diferentes áreas: start-ups, governo, academia, ONGs e do setor empresarial. Glauco Arbix, que também é o coordenador do Observatório da Inovação do Instituto de Estudos Avançados (USP), disse que o evento foi uma iniciativa excelente que reuniu pessoas com formação e histórias diferentes e é a partir desse “choque” que podemos realmente inovar e criar novos valores na área de IA.

Os participantes foram convidados a olhar para um futuro inclusivo com a IA, pensando sobre os desafios, iniciativas e intenções da área. Uma das propostas deste projeto é coletar dados do mundo inteiro, publicar os resultados na plataforma da foraus chamada Policy Kitchen e levá-los para o Summit que está acontecendo agora em Genebra. A exploração dos aspectos da pesquisa, desenvolvimento e governança dentro da área de IA ​​é crucial para podermos implementar na prática o princípio da inclusão.

As propostas e ideias reunidas mundialmente com este projeto, que foi conduzido em vários locais do swissnex Network e do Open Think Tank Network, serão revisadas por um conselho consultivo, colocadas em uma publicação final e apresentadas a tomadores de decisão de vários órgãos nacionais e multilaterais, incluindo a AI for Good Global Summit e a AI Commons.