Dia 4 do AIT – os nossos pesquisadores brasileiros na Suíça!

Patricia Pelegrini

Pós-doutorado.
Embrapa – Recursos Genéticos e Biotecnologia, EMBRAPA, Brasil
Diagene Biotechnology

Oi pessoal!

Antes de falar sobre o dia de hoje, estou enviando a foto dos finalistas dos Pitches ontem na Google:

Screen Shot 2015-05-04 at 5.15.23 PM

Bom, hoje o dia começou falando sobre dinheiro. O Workshop com Stefan Steiner da Venturelab sobre “Finnancing a new venture using global and local networks” nos permitiu receber uma boa dose de dicas e conhecimentos sobre como montar e organizar a parte financeira de nossa startup, bem como do que apresentar para investidores, futuros clientes e parceiros. Muito números, muitos cálculos, muitos investimentos… quase uma aula de matemática quântica para startups!

Após o almoço, seguimos para a visita à Covagen, startup suíça recentemente comprada pela Johnson & Johnson dedicada à indústria e pesquisa na área farmacêutica. Dos 17 participantes do AIT Camp, somente 7 sobreviveram à parte da manhã e participaram da visita à empresa. Alguns aproveitaram a tarde para realizar outras visitas, outros estavam cansados demais para continuar ou não estavam passando bem de saúde.

Screen Shot 2015-05-04 at 5.16.55 PM

Mas a visita à Covagen valeu muito à pena! Conversamos com Fabian e Dragan, que nos mostraram toda a trajetória da empresa, desde sua criação como Startup até a aquisição pela J&J no ano passado. E para não ficarmos destreinados, foi-nos pedido mais um Pitchizinho. Cada um explicou, durante não mais do que 3 minutos, nosso projeto/produto/ideias. Aproveitamos para conhecer as instalações da Covagen, simplesmente espaçosa e inovadora!

Saimos da Covagen e seguimos para um city tour em Zurique, junto com Jonathan e Stefan. Chegou a hora de finalmente fazer um turismo! Fomos até o lago, passando pelas ruas da cidade, tiramos fotos, e vimos até um Alp Horn!

Screen Shot 2015-05-04 at 5.17.59 PM

De lá, partimos para um aconchegante restaurante Suiço-alemão, onde degustamos uma bela comida típica, como música ao vivo (também típica, aparentemente), e muita diversão! E para nossa surpresa, eis que chega Ata Tuna, participante da etapa no Rio do AIT Camp, para nos prestigiar! Ata não participou da etapa na Suiça pois, muito felizmente, foi contemplado com VC para a sua Startup. E como sabemos que todos ficaremos ricos e famosos no futuro, não deixei escapar a oportunidade de tirar uma foto com ele já para deixar registrado para a posteridade, hehe.

Screen Shot 2015-05-04 at 5.19.41 PM

De volta ao hotel, agora é montar a apresentação para o Pitch final de amanhã: 10 minutos de adrenalina para explorar ao máximo tudo o que nossa Startup tem de melhor para mostrar! E vamo que vamo!