Hans Herrmann:  A Insustentável Solidez das Redes

No dia 25 de maio tivemos o prazer de receber o professor Hans Herrmann, da ETH Zürich, na segunda edição de talks@swissnex no Rio de Janeiro. Ele é físico teórico e professor no Institute for Building Materials. Vivendo parcialmente no Brasil há 15 anos e é membro da Academia Brasileira de Ciência. Hans Herrmann debateu sobre vulnerabilidades de redes complexas e sobre estratégias para prevenir a sua destruição. Mas, afinal, o que é uma rede complexa?

A Internet, as organizações sociais, os sistemas de energia e transporte e até mesmo os cérebros são constituídos por redes complexas. Vulneráveis, elas correm riscos de destruição, o que pode acontecer aleatoriamente ou devido a um ataque malicioso.

Em alguns casos, por exemplo em sistemas de comunicação, a prevenção contra a destruição é essencial. Em outros, como no exemplo de redes criminosas, a destruição é o desejado. Dependendo da estrutura física e do seu tipo – por exemplo uma rede de amizade, uma rede terrorista ou uma rede biológica – os pontos fortes e fracos encontram-se em lugares diferentes. Hans Herrmann falou sobre o trabalho dele em frente de um público interessado, atencioso e, na sua maior parte, conhecedor do tópico.