Inovação Bottom-up

Normalmente associamos a palavra “inovação” com laboratórios high-tech e tecnologia de ponta. Mas e a vasta maioria da população mundial que não tem acesso a estas infraestruturas de excelência? A inovação se trata de um luxo a ser desfrutado apenas por privilegiados? Este ano, swissnex Brazil está focando suas atenções em outro tipo de inovação: uma mais social, bottom-up, que não apenas tem estado presente no Brasil há décadas, mas a qual tem ganhado renovada importância em tempos de crise política e econômica no país.

Ao contrário da crença popular, inovação não precisa ser altamente tecnológica. Na verdade, inovação bottom-up possui como foco buscar soluções para determinados problemas utilizando-se o mínimo de ferramentas disponíveis. É em ambientes frugais onde a criatividade e o espírito inovador podem prosperar e onde ideias fora da caixa nascem. De acordo com a definição do Centro de Inovação da Stanford Graduate School of Business, “uma inovação social é uma solução nova mais efetiva, eficiente, sustentável ou justa que soluções atuais para um problema social. O valor criado recai primeiramente sobre a sociedade do que sobre indivíduos privados.”

Partindo deste conceito, nós decidimos focar nossa atenção nas oportunidades infindáveis para colaboração presentes entre a Suíça e o Brasil na área de inovação bottom-up e social. Quis o acaso, que esbarrássemos em um grupo de graduandos em micro engenharia extremamente motivados que desenvolveram sensores low-tech e open-source que podem ser acoplados a bicicletas e que medem uma série de diferentes indicadores de poluição. Isto forneceu exatamente o que precisávamos para um projeto participativo, conectando ciclistas, makers, cientistas e especialistas em transportes para pensar sobre o futuro da mobilidade urbana. Clique aqui para saber mais detalhes sobre as Mapping Parties em São Paulo e no Rio de Janeiro e Resilient Cities Smart Citizens Seminar!

Malin Borg, Deputy CEO and Academic Relations swissnex Brazil

DSC03853 dfdd FOTOGRAFIE_SEMINAR_RESILIENTCITIES_PE072RIO_088 dfdfd DSC01376