Ir para o exterior com o Ciência sem Fronteiras

Informações sobre o programa de bolsas oferecidas pelo Brasil

Criado em 26 de julho de 2011 e financiado principalmente pelo Governo Federal do Brasil, este programa de bolsas de estudos em todo o país é um esforço conjunto do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência e Tecnologia através de suas respectivas agências de fomento – CAPES e CNPq.

O programa visa fortalecer e ampliar as iniciativas de ciência e tecnologia, de inovação e competitividade, através da mobilidade internacional de estudantes de graduação e pós-graduação e pesquisadores brasileiros.

Objetivo

Fornecer 100.000 bolsas de estudo a estudantes e pesquisadores brasileiros para estudar nas melhores universidades de todo o mundo até o final de 2014.

Tipos de Bolsas de Estudos

• Estudos de graduação no exterior
• Pós doutorado
• Estágio de doutorado no exterior
• Educação Profissional
• Doutorado em período integral
• Pesquisadores/acadêmicos visitantes

Por favor, note que a Suíça só participa do programa Ciência sem Fronteiras em nível de doutorado e pós-doutorado.

Duração da Bolsa de Estudos

Até 12 meses. Este é um programa de um ano, visto que os alunos irão voltar ao Brasil para completar os seus cursos.

Valor da Bolsa de Estudos

Transporte de ida e volta de/para o Brasil e uma bolsa mensal são fornecidas a cada aluno diretamente pelo governo brasileiro (de EUR 1.480 a 2.480). As entidades parceiras nos países de acolhimento fazem arranjos para pagar a mensalidade, hospedagem, alimentação e seguro de saúde do estudante após o recebimento de uma fatura de cada escola de acolhimento.

Seleção de candidatos

Os alunos serão escolhidos por meio de convocações de propostas a serem anunciadas pelo CAPES e CNPq. Os candidatos devem provar que têm conhecimento suficiente do idioma desejado.

Ciência sem Fronteiras website