Leading Digital Businesses: Liderando organizações de software inovadoras

Talks @ swissnex: Leading Digital Businesses

Em 2001, George Akerlof ganhou o prêmio Nobel por mostrar que a “assimetria de informações” resulta em seleção adversa. Em outras palavras, quando dois lados têm uma grande diferença nas informações que conhecem, tendem a tomar decisões ruins. Essa máxima torna-se especialmente válida quando pensamos em times de desenvolvimento de software, que representam um núcleo extremamente relevante para muitos negócios inovadores.

Resolver essa assimetria de informações em organizações de tecnologia leva a melhores decisões, ações e resultados. O desafio é gerenciar algo que não é completamente compreendido por todas as partes envolvidas nos processos de decisão. No entanto, mensurar a performance de um time e pensar estratégias de gestão passam por muitos outros temas, como a própria cultura organizacional. Como definir estratégias de gestão para times de desenvolvimento alinhadas aos objetivos do negócio? Como obter informações que permitam a tomada de decisões de alto impacto? Para enfrentar estes desafios na liderança e gestão de times de tecnologia, a swissnex recebeu um time de líderes de grandes organizações digitais, que compartilharam experências e insights valiosos sobre o tema.

Debatedores:

Guilherme Brasil, CTO da Softplan-UNIC Planejamento e Sistemas. Possui mais de 17 anos de experiência no mercado de tecnologia da informação. Trabalhou em diversos segmentos do setor, incluindo prestação de serviços especializados de infraestrutura, IT Outsourcing, software como serviço (SaaS) e desenvolvimento de hardware e software.

Gustavo Beserra, engenheiro elétrico com pós em Inovação Tecnológica pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo. Ele é o autor da patente dos Tokens usados pelos bancos como dispositivo de segurança. Ao lado de Ernesto Haberkorn, fundador da Totvs, criou a ERPFlex, uma plataforma de negócios em nuvem que está ajudando mais de 2.000 empresas a crescer da garagem ao IPO.

Wanderley Baccala, CEO da Globo.com. Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos, com especializações pela FGV e Hotman School of Management (Universidade de Toronto). Em novembro de 2017, assumiu a função de Diretor-Geral da Globo.com, responsável pelos serviços de Internet e por diversas plataformas digitais do Grupo Globo.

Rodney Reis, co-fundador e CEO da Avalia Systems, uma plataforma de tecnologia desenvolvida em conjunto com a Universidade Suíça de Ciências Aplicadas (HEIG-VD), e ganhadora de vários prêmios e incentivos à inovação como VentureKick, Innosuisse e Fundação pela Inovação Tecnológica (FIT).

Sandra Mariano, professora associada da Universidade Federal Fluminense (UFF) e fundadora do Departamento de Empeendedorismo e Gestão.
É vice-presidente da ANEGEPE e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Empreendedorismo (PPGE/UFF), onde desenvolve ações de educação empreendedora como o Programa Empreende Jovem Fluminense, para estudantes de escolas públicas, o MBA Gestão Empreendedora – Educação voltado para a formação de diretores de escolas.

Apresentando:

Photo by Tirza van Dijk on Unsplash