Mais maduros e ainda mais empolgados

Já é dezembro…? A época do ano que inevitavelmente inspira reflexões sobre o passado e resoluções para o Ano Novo. Para nós, uma oportunidade de refletir por um instante e absorver completamente a ideia de que o swissnex Brasil está se aproximando do seu terceiro aniversário. O membro mais novo da família swissnex está crescendo e é hora de relembrar três anos marcados por uma ascendente curva de aprendizado, diversas novas conexões e a transformação sólida da instituição em um ator de relevância local e internacional no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Imagine-se entrando em um evento de networking. No primeiro momento você está ligeiramente desconfortável, buscando rostos conhecidos no ambiente ou um grupo que se pareça com uma porta de entrada para conversa. Quando você encontra e consegue finalmente se aproximar, primeiro busca entender o tópico da conversa, esperando pelo momento certo para casualmente inserir-se na discussão. Cuidadosamente, pesando as palavras, você entra nessa possível nova relação ainda na ponta dos pés, aguardando o momento certo para compartilhar suas ideias, com esperança de formar ali os laços que levarão a um possível retorno.

Tudo isso, e mais um pouco, foi o que fizemos – e continuamos a fazer – no swissnex Brasil. Estamos conscientes de que somos visitantes no Brasil. Apesar de recepcionados acolhedoramente, como novos no país somos observadores dos nossos anfitriões e do seu conhecimento. Sem chamar muita atenção, mas exibindo personalidade, profissionalismo e comprometimento, rapidamente encontramos parceiros e amigos no Brasil que se juntaram a nós, implementando, concretamente, atividades em comum.

2014 foi dedicado a aprender: aprender sobre o contexto brasileiro e sua cultura, aprender sobre nós mesmo e o papel que podemos e queremos ter no país. Em 2015, começamos a nos sentir um pouco mais confortáveis na nossa própria pele, não só participando de mais discussões, mas começando novas conversas e experimentando a satisfação de ver outros nos procurando ativamente para sermos seus interlocutores. Dois grandes projetos relacionados à campanha Landeskommunikations (Comunicação do País), lançada pela Presence Suisse e pela Embaixada da Suíça, permitiram que nos sobressaíssemos na multidão, subindo ao palco para apresentar a engenhosidade suíça e sua habilidade em estabelecer relações estreitas e confiáveis. Nesse processo, aprendemos que ações concretas e projetos compartilhados ajudam a construir um capital social, que é o ingrediente necessário para nos tornarmos uma parte integral do ecossistema local.

No ano de 2016 foi quando, finalmente, evoluímos para nos tornar socializadores seguros, entrando nos espaços com autoconfiança e equilíbrio, falando com mais empolgação sobre nós mesmos e nossa missão, até mesmo atuando como “cupidos”, promovendo encontros, apresentando parceiros uns aos outros. Aprendemos muito com nossos parceiros e com o público em ações como a de trazer tecnologia de base para a poluição urbana em São Paulo e no Rio, celebrando esportes e inovação no Baixo Suíça, implementando a 3ª edição do programa AIT, reunindo rede de alumni locais de instituições de ensino superior suíças, e descobrindo um mundo incrível de inovação social junto com os visitantes da Swiss universities.

Hoje, confiamos na nossa experiência, adquirimos expertise em áreas específicas e sabemos com quem falar quando precisamos de suporte, conhecimento ou contatos.

Essa é a base para a swissnex Brasil em 2017. Mais do que nunca, agora podemos desempenhar o papel de conectores, facilitadores e especialistas. Não iremos relaxar – continuaremos desafiando a nós mesmos a descobrir novas minas de ouro para colaborações suíço-brasileiras em ciência, pesquisa e inovação. Nosso foco estratégico é consolidar e fortalecer os programas e as relações existentes, respondendo a demandas e necessidades que chegam à swissnex, sempre deixando de lado nossa zona de conforto para descobrir novos horizontes.

O grande salto geográfico de 2017 será a Amazônia: essa região excepcionalmente rica, diversificada e amplamente inacessível irá se tornar um elemento essencial do que a swissnex é no contexto brasileiro. Neste ano novo, planejamos dar enfoque às muitas oportunidades ainda não exploradas para pesquisa e inovação na região, abrindo novos caminhos para colaborações com nossos parceiros suíços. Acabamos de retornar de uma viagem de reconhecimento da Amazônia, onde estabelecemos uma lista sólida de oportunidades. O próximo passo será apresentar essas descobertas e criar juntos um plano para ações concretas em 2017.

Como sempre, nosso objetivo é identificar as necessidades, promover encontros e dar suporte no acompanhamento e na implementação de novas parcerias.

Então, aqui está nossa chamada para ação:

  • Se você está na Suíça, junte-se a nós no dia 15 de dezembro para o Dia da swissnex na Basiléia, onde teremos um workshop relacionado à região amazônica.
  • Se você está no Brasil, por favor, nos envie suas ideias e contribuições, mantenha contato e nos ajude a continuar aprendendo e crescendo.
  • E se você está no restante do mundo, continue seguindo a swissnex e encontre uma boa desculpa para vir nos visitar para um conversa inspiradora no nosso terraço.

Rio de Janeiro, 7 de dezembro de 2016

Screen Shot 2016-06-30 at 1.50.41 PM

Gioia Deucher

CEO swissnex Brazil