Masterclass com Thierry Jobin

A Masterclass com Thierry Jobin contou com grande presença do público na Escola de Cinema Darcy Ribeiro. O jornalista suíço e crítico de cinema levantou questões sobre o papel do cinema na construção de inovações sociais. A partir de trechos de filmes marcantes, o diretor artístico provocou alunos, professores e convidados com reflexões sobre a influência de determinadas obras na transformação de comportamentos sociais e tratamento de fatos históricos.

Thierry Jobin é diretor artístico do Festival Internacional de Cinema de Friburg (FIFF) e desde os 15 anos escreve sobre cinema para vários jornais e mídias da Suíça. Ele é consultor especialista no fundo suíço Visions Sud Est, na fundação Trigon-Film Baden e no Festival de Cinema de Fribourg, com a colaboração das Visions du Reel de Nyon e o apoio da Agência Suíça para o Desenvolvimento e Cooperação.  O fundo apoia produções cinematográficas da Ásia, África, América Latina e Europa Oriental, proporcionando visibilidade mundial e garantindo sua distribuição na Suíça. Thierry Jobin também atua no fundo de pós-produção para a África no Final Cut Venice, que apresenta filmes por finalizar a produtores, compradores e distribuidores durante o Festival de Veneza.

O evento foi realizado no dia 11 de junho de 2018 em uma parceria da swissnex Brazil com o Consulado Geral da Suíça no Rio de Janeiro e a Escola de Cinema Darcy Ribeiro.