My Thesis in 180 seconds: 3 minutos para cativar o júri com suas pesquisas

Esqueçam os professores, orientadores e colegas de laboratório. O concurso My Thesis in 180 seconds é um desafio para alunos de doutorado terem suas teses aprovadas pelo grande público!

Vinte e quatro estudantes, doze brasileiros e doze suíços, de variadas áreas das ciências aplicadas – de engenharia, a nanopartículas e biotecnologia  – vão enfrentar o palco e competir pelo posto de melhor apresentação de suas teses – em 180 segundos.

Os participantes do concurso serão avaliados por um júri leigo em habilidades de apresentação e pela forma como comunicam seu trabalho. A competição final será o resultado de três dias de intenso treinamento, com sessões de capacitação em capacidades como escolha de palavras, linguagem corporal e entonação de voz. O evento acontece simultaneamente na Suíça e no Brasil, com semi-finais por vídeo conferência. O campeão de cada país ganha uma passagem para visitar o outro, uma oportunidade de promover o intercâmbio entre pesquisadores.

“Esse tipo de competição científica não só ajuda os estudantes a se sentirem mais confortáveis em comunicar sobre suas pesquisa, como também servem para informar ao público acerca da riqueza e diversidade do desenvolvimento científico do Brasil”, comenta Adriano Bürgi, gerente do projeto pela swissnex Brasil.

My Thesis in 180 seconds é uma iniciativa do Nano-Tera em parceria com a swissnex Brazil. O evento acontece no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.

Fique ligado em nossas redes sociais para conhecer os finalistas no dia 12 de Março, 13h30.

Parceiro