O melhor da swissnex 2019: o relatório anual está no ar

Em 2019, a Rede Swissnex realizou mais de 340 atividades e eventos em todo o mundo, em conjunto com mais de 180 organizações parceiras. Também apoiou 58 start-ups suíças a internacionalizarem seus negócios e promoveu o intercâmbio entre uma série de atores em diferentes áreas, que são relevantes para o cenário suíço de educação, pesquisa e inovação, como por exemplo, em engenharia espacial. O Annual Report 2019 da Swissnex Network está online e marca o lançamento das comemorações dos 20 anos da organização.

O relatório anual de 2019 analisa a ampla gama de atividades desenvolvidas pela rede suíça, que compreende cinco diferentes sedes e 21 conselheiros científicos baseados em embaixadas suíças em todos os continentes. Seu objetivo comum é promover o trabalho em redes internacionais e fomentar o comprometimento das instituições e indivíduos suíços das áreas de educação, pesquisa e inovação (ERI).

As atividades incluíram uma hackathon de realidade virtual organizada pela swissnex Brasil, na qual desenvolvedores de software e neurocientistas se juntaram a músicos e designers de jogos para descobrir novos mundos.

Várias representações abordaram o tema das viagens espaciais, explorando, por exemplo, a questão de como as aplicações espaciais já contribuem para um futuro mais sustentável na Terra e como elas podem fazê-lo no futuro. Além disso, a swissnex China realizou um evento intitulado “Futuro do Dinheiro”, com foco em novas tecnologias na área financeira. Este evento, realizado durante a visita de Ueli Maurer, então presidente da Confederação Suíça, levou à criação de vários projetos de cooperação entre parceiros chineses e suíços.

A publicação do relatório anual de 2019 marca o lançamento das comemorações dos 20 anos da rede. No último trimestre de 2020, a swissnex convidará pesquisadores, empresários e líderes visionários a imaginar como será o papel da Suíça no campo da educação, pesquisa e inovação em 2040. No coração do programa, intitulado “nex20: Connecting Tomorrow”, será realizada uma campanha descentralizada e participativa, envolvendo cinco temas e uma série de atividades em diferentes formatos.

A swissnex é a rede global suíça para educação, pesquisa e inovação. Ela apoia a divulgação e o engajamento ativo de seus parceiros na troca de conhecimento, idéias e talentos no cenário global. As cinco sedes da swissnex e seus postos avançados estão estabelecidos nas mais inovadoras regiões do mundo. Juntamente com cerca de vinte conselheiros científicos baseados nas embaixadas suíças, elas ajudam a promover o perfil da Suíça como um centro mundial de inovação.

A swissnex Network é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Educação, Pesquisa e Inovação e faz parte da rede da Confederação Suíça no exterior, gerenciada pelo Departamento Federal de Relações Exteriores. As atividades da swissnex são baseadas em uma abordagem colaborativa, envolvendo parcerias e financiamentos públicos e privados.