Oportunidades na área de HealthTech no Brasil: Webinar

No dia 22 de abril de 2020, swissnex Brazil apresentou o webinar Oportunidades na área de HealthTech no Brasil, para startups suíças focadas em tecnologias de diagnóstico e interessadas em saber como criar um negócio inovador no Brasil. Para ajudar empreendedores entender melhor o ecossistema brasileiro, convidamos uma especialista de inovação aberta e um especialista em regulação para conversar sobre as oportunidades, o cenário macroeconômico e tirar dúvidas.

Segundo os painelistas, o Brasil oferece grandes oportunidades para startups suíças no setor de HealthTech. Como mencionado por Claire Bottero, existem várias oportunidades para estas startups, principalmente na área de Biotech. Porém as startups com um produto viável tem maior probabilidade de receber atenção dos investidores de venture capital no Brasil. Uma parceria com a DASA (Diagnósticos da Américas S.A.) pode também ser interessante, já que eles têm uma grande presença no Brasil e na América Latina o que facilitaria uma exportação do produto para os países vizinhos.

Apesar de ter que lidar com um sistema regulatório complexo, Marco Aurélio ressalta que registrar um produto no Brasil tem vantagens. Uma delas é o fato que a  ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) faz parte do Programa de Auditoria Única em Produtos para a Saúde (MDSAP) que respeita às exigências de várias jurisdições (Austrália, Canadá, Estados Unidos e Japão). Isso significa que um produto aprovado no Brasil pode ser comercializado nestes países.

Startups localizadas na Suíça que estão planejando se internacionalizar podem considerar os Internationalisation Camps da INNOSUISSE. Estes camps podem ser feitos em vários países e são adaptados às exigências de cada startup, geralmente incluem conferências, workshops e encontros com parceiros locais. Para saber mais sobre o camp no Brasil clique aqui ou entre em contato com Amanda Akemi, nossa Startup and Innovation Program Manager.

Claire Bottero
Farmacêutica com pós-graduação em investimentos e estratégia pela ESSEC Business School, Claire é responsável pela parte de Scouting and Strategy de análises clínicas e genômicas da Dasa. Ela também é o focal point do Cubo Health, o maior centro de inovação da América Latina.

Marco Aurelio
Partner do escritório de advocacia TozziniFreire na área de Life Sciences and Healthcare, Marco Aurélio tem uma vasta experiência em questões regulatórias e procedimentos administrativos na área da saúde. Assessora clientes de diversos setores em procedimentos consultivos e administrativos, principalmente perante a ANVISA (Agência Nacional de Saúde) e o MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento). Ele atua em assuntos relacionados ao licenciamento e registro de produtos sujeitos à vigilância sanitária como novas tecnologias, lançamento de novos produtos no mercado brasileiro e recall de medicamentos.

Assista ao webinário na íntegra:

logos.jpg