Parceria entre oikos international & swissnex Brazil

A humanidade enfrenta mudanças sem precedentes: da implementação de tecnologias como a Inteligência Artificial e Engenharia Genética, até aos impactos das mudanças climáticas, ninguém sabe como será o mundo em 2050. A mudança é quase sempre estressante, sobretudo quando ela pode ser disruptiva, trazendo impactos sistêmicos, revolucionando o nosso dia-a-dia e nos fazendo questionar profundamente a nossa função no mundo. A mudança contínua passa a ser a única certeza.

Como podemos nos preparar para um mundo onde as incertezas e transformações complexas e radicais estão fazem parte do cotidiano?

Que formas de liderança e parâmetros de decisão serão os mais adequados?

Como devemos agir quando deparados com enormes quantidades de novas informações para absorver e analisar? 

É neste questionamento que se enquadra a nova parceria da swissnex Brasil com a oikos International, financiada pela Movetia, a Agência Nacional Suíça que promove e apoia atividades e projetos relacionados com intercâmbios e mobilidade para formação e aprendizagem continuada.

A oikos International é uma organização estudantil com o objetivo de integrar o tema da sustentabilidade na educação em economia e em “management”. Fundada na Suíça em 1987, ela engloba 43 associações locais em 20 países, que partilham as suas perspectivas sobre o mundo atual e o futuro, especificamente em educação e sustentabilidade.

Esta organização foca o seu trabalho no empoderamento de jovens líderes para os desafios do século XXI. Para isso, ela organiza programas de liderança e desenvolvimento pessoal, estabelece colaborações com universidades e movimentos estudantis e, finalmente, fomenta o diálogo e debate dentro da sua comunidade.

De forma similar, a swissnex Brazil (uma iniciativa da Secretaria do Estado da Suíça para Educação, Pesquisa e Inovação) tem o objetivo de facilitar  colaborações internacionais com a Suíça,  nas áreas de relações acadêmicas, ciência, empreendedorismo e inovação. Para isso, ela conecta especialistas para refletir sobre as mais importantes inovações suíças e brasileiras e estimular a colaboração entre os países através de programas e eventos. A swissnex Brazil é um empreendimento público-privado e faz parte de uma rede com representações em Bangalore, Boston, Xangai e São Francisco.

Com ambas as organizações tendo comunidades globais e diversas e o objetivo de estimular o diálogo entre culturas diferentes, tornou-se evidente que elas poderiam se complementar. Enquanto a swissnex ajuda a entender as mais recentes inovações e promove novas colaborações, a oikos capacita para agir da melhor forma aos efeitos das inovações, das mudanças sociais e ambientais.

Marcelo Veloso

Marcelo Veloso, Fellow em Liderança e Sustentabilidade, trabalha com os times da swissnex Brazil e oikos International em St. Gallen e Rio de Janeiro.

É com o objetivo de fazer essa ligação entre o conhecimento exterior e o desenvolvimento interior que a swissnex Brazil e a oikos International criaram esta sinergia. Esta parceria se traduz em diferentes projetos, que estão sendo realizados por Marcelo Veloso, que ocupa a posição de “Fellow em Liderança e Sustentabilidade” e trabalha com as duas equipes, em St. Gallen (Suíça) e no Rio de Janeiro, durante o ano de 2020.

O primeiro grande projeto é a organização de uma conferência virtual mundial sobre Liderança e Sustentabilidade, durante 3 semanas, em Novembro de 2020. Esta conferência pretende criar uma plataforma de compartilhamento e debate, entre estudantes em nível mundial, sobre os desafios do século 21 e como desenvolver ferramentas para  enfrentá-los. Procuramos parceiros que desejem utilizar este programa no currículo universitário ou que participem nele parcialmente com a sua comunidade estudantil. Se você tem interesse em fazer parte da equipe organizadora ou em se tornar nosso parceiro, entre em contrato aqui. Convidamos desde já estudantes e professores para criar parcerias ou fazer parte da equipe organizadora.

Simultaneamente, outros projetos estão sendo concretizados para reunir acadêmicos da Suíça e do Brasil. Através de webinars e grupos de discussões, o fellow vai recolher diferentes perspetivas e práticas em educação para a sustentabilidade nos dois países, sobretudo nos currículos ligados à economia, gestão e administração. Os resultados serão apresentados à comunidade, assim como às universidades parceiras. O objetivo final é de incitar estudantes e professores a levar esses aprendizados para suas universidades, para que essas possam integrar perspectivas diversas sobre sustentabilidade e empoderar os estudantes com capacidades de liderança, permitindo responder aos desafios globais.

Com esta parceria, a swissnex Brazil e a oikos International esperam não só promover a inovação, mas ser também fonte de inovação. Acolhendo em seu seio um projeto estudantil, nós participaremos no desenvolvimento de métodos de aprendizagem e de trabalho, nomeadamente de melhores práticas em educação e em mobilidade virtual, que podem ambos contribuir para a sustentabilidade social e ambiental.

Se você se reconhece em um destes objetivos, ou vê alguma oportunidade de colaboração, por favor nos contate em GVCpartners@nulloikos-international.org