Participante do AIT é um dos mais inovadores da América Latina

O engenheiro elétrico e pesquisador da Universidade de Pernambuco Caio Guimarães, fundador da startup beone Technologies, foi selecionado pela “MIT Technology Review” para a lista de Inovadores Latino Americanos menores de 35 anos por meio do seu trabalho com fotomodulação. Sua startup, a beone Technologies, desenvolve um tratamento para acabar com as amputações associadas ao diabetes. Caio foi um dos participantes da edição 2019-2020 do programa Academia-Industry Training (AIT), organizado pela swissnex Brazil em colaboração com a Universidade de St. Gallen (HSG), CNPq e o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). No AIT, durante a Final Pitching Session, o evento de encerramento da Camp Week onde os participantes realizam o pitch de suas startups para o público e são avaliados por um júri, Caio também foi selecionado como um dos três vencedores.

Em 2014, durante um estágio no Wellman Center for Photomedicine, laboratório de Harvard e do MIT, Caio foi essencial para o avanço de um estudo financiado pelo Exército Americano. Na época, um grupo de cientistas havia descoberto uma nova forma de erradicar bactérias resistentes a antibióticos a partir de feixes de luz. Caio desenvolveu uma lanterna portátil com peças compradas na Amazon com a mesma frequência luminosa necessária para erradicar infecções bacterianas e assim surgiu a primeira versão do ISIS® , o aparelho portátil que é a solução oferecida pela beone.

Caio Guimarães já esteve entre os 30 under 30 da Forbes e seu objetivo é expandir sua solução inicialmente para hospitais e, aos poucos, possibilitar o acesso do seu produto ao público em geral – para que as pessoas possam usar no conforto de suas casas.

O AIT é uma iniciativa da swissnex Brazil junto com a Leading House for the Latin American Region (University of St.Gallen) e consiste em duas fases: um primeiro Training Camp no Brasil, que conecta os pesquisadores e empreendedores brasileiros com seus colegas suíços; e um segundo treinamento na Suíça que reúne os participantes brasileiros e suíços.