Podium Talk: Intellectual Property and Innovation

O evento Podium Talk: Intellectual Property and Innovation na swissnex Brazil reuniu especialistas do Brasil e da Suíça para abordar um aspecto fundamental para processos de inovação: a propriedade intelectual. A troca de ideias entre profissionais e representantes institucionais de alto nível refletiu sobre as dificuldades que startups, pequenas empresas e até mesmo organizações de grande porte enfrentam em processos de registro de patentes e marcas. Como proteger sua propriedade intelectual? O que deve ser protegido? Como acelerar os processos de registro? O encontro também proporcionou a troca de experiências do Brasil e Suíça nos processos de proteção de ideias e registro de patentes.

Debatedores:

Felix Addor, Diretor-adjunto do Swiss Federal Institute of Intellectual Property/IPI (Institut für Geistiges Eigentum). Como Conselheiro-geral e Diretor de Relações Legais Exteriores do IPI, atua em todos os campos da propriedade intelectual em níveis nacional e internacional desde 1999. Ele lidera delegações suíças para negociações em fóruns internacionais, tais como World Trade Organization e World Intellectual Property Organization.

Luiz Otávio Pimentel, Presidente do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) professor de Propriedade Intelectual na Universidade Federal de Santa Catarina, PhD em Direito pela Universidade Nacional de Assunção. Luiz Otávio é árbitro Ad Hoc do Tribunal Arbitral do Mercosul e tem ampla experiência no campo de políticas públicas e vasta produção acadêmica.

Mathias Schaeli, Diretor de Comércio Exterior Swiss Federal Institute of Intellectual Property/IPI (Institut für Geistiges Eigentum). Schaeli é responsável pelas relações de propriedade intelectual bilateriais e multilaterais da Suíça e participa dos processos nacionais para elaboração de políticas para o posicionamento do país em fóruns internacionais. Ele é formado em Direito pela Universidade de Freiburg (Suíça) e Universidade de Oxford (Reino Unido).

Maria Carmen de Souza Brito, sócia da Dannemann Siemsen Advogados. Maria Carmen é engenheira química, formada pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro e especialista em patentes nos setores de química, farmacêuticos, cosméticos, agrobusiness, biotecnologia e conhecimentos tradicionais, dentre outros. Ela foi Presidente da Associação Brasileira de Propriedade Intelectual (ABPI) e é membro da International Association for the Protection of Intellectual Property (AIPPI), Inter-American Association of Intellectual Property (ASIPI) e da Associação Brasileira dos Agentes da Propriedade Industrial (Abapi).

Pedro Marcos Nunes Barbosa, professor de Direito e Propriedade Intelectual da PUC-Rio, PhD em Direito Comercial pela Universidade de São Paulo (USP) e sócio da Borges Barbosa Advogados. Membro do Comitê de Copyright da Ordem dos Advogados do Brasil do Rio de Janeiro.

Mediação: swissnex Brazil.

Art Design by Freepik