Simpósio de Pesquisa e Inovação do Instituto Oswaldo Cruz

A swissnex Brazil foi parceria na organização do 4º Simpósio de Pesquisa e Inovação, realizado pelo Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz dos dias 9 a 11 de abril de 2019. Esta é uma das primeiras ações previstas no Acordo de Cooperação assinado em novembro de 2018 entre as duas instituições. A iniciativa tem como objetivo aproximar Brasil e Suíça nas áreas de Life Sciences, HealthTech e Biotecnologia no âmbito acadêmico e estimular a inovação e o empreendedorismo de base científica. A Fiocruz é um dos mais importantes centros de pesquisa em saúde pública da América Latina com unidades espalhadas por todo o país, o que também possibilitou que o evento fosse transmitido ao vivo e on-line com abrangência nacional.

As apresentações dos pesquisadores abordaram processos de inovação e oportunidades tecnológicas voltadas para pesquisa em saúde, incluindo temas como aplicações de Blockchain para pesquisas em saúde, inovação em Medtech, softwares, tuberculose, câncer, métodos alternativos à experimentação animal, indústria de cosméticos e genética.

A swissnex Brazil promoveu a apresentação de especialistas suíços no evento: Dra. Daniela Brites, que é pesquisadora na Swiss Tropical and Public Health Institute; e Dr. Raniero Pittini, diretor de Research Medtech no Switzerland Innovation Park Biel/Bienne.

O Dr. Raniero apresentou o Innovation Park Biel/Bienne, a organização do ecossistema de inovação da Medtech e o papel do SIPBB em apoiar pesquisadores e conectar as áras de pesquisa e mercado, traduzindo o conhecimento em negócios. Dra. Daniela apresentou seu estudo sobre o sequenciamento genômico completo de cepas multirresistentes da bactéria Mycobacterium tuberculosis no Rio de Janeiro utilizando genômica e bioinformática. Outra palestrante foi Stephanie Morais, pesquisadora da Fiocruz-PR/Instituto Carlos Chagas, que apresentou seu estudo sobre a “asparaginase humana” para tratamento de câncer. Stephanie foi participante do Academia-Industry Training 2018, programa realizado pela swissnex Brazil que promove Training Camps para cientistas empreendedores que desejam levar suas pesquisas inovadoras dos laboratórios até o mercado.

A Dra. Daniela Brites também participa, na swissnex Brazil, do evento HealthTalks@swissnex: Tuberculosis?, no dia 11 de abril, às 18h30.

Segundo Jonas Perales, Vice-Diretor de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do IOC/Fiocruz, o simpósio fortaleceu os laços de cooperação acadêmica entre Brasil e Suíça e é o primeiro passo de muitas parcerias a serem desenvolvidas entre as duas instituições.