Freepik

Sustainability Week in Switzerland

O maior evento de sustentabilidade da Suíça aborda diversos aspectos do assunto junto às instituições de ensino superior, como modelos de pesquisa, ensino, governança e operação. E  tudo é organizado por estudantes.

Criado em 2013, chegando agora em sua oitava edição, o maior evento de sustentabilidade da Suíça aconteceu este ano em 15 cidades, incluindo 34 instituições de ensino superior e mais de 400 voluntários. Percorrendo o país de março a maio de 2020 com mais de 200 eventos organizados por estudantes de diversas faculdades, o evento é um marco da vontade dos estudantes Suíços em ter a sustentabilidade incluída nas universidades, tanto na gestão como nos currículos.

A Sustainability Week tem o objetivo de promover iniciativas locais ligadas a sustentabilidade e conectar acadêmicos de múltiplas disciplinas, com organizações de eventos públicos e gratuitos, como projeções de filmes, debates, palestras, workshops e até “discosopas” – uma celebração que transforma alimentos que seriam desperdiçados em uma reunião musical gastronômica com sopa e música.

Nessas semanas organizadas por estudantes, um tema central é a análise de como a educação é focada ou não na Sustentabilidade, e de que forma a mesma prepara os estudantes para que os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável descritos pela ONU sejam alcançados.

Este ano, o evento também contou com a participação de Marcelo Veloso, Leadership & Sustainability Fellow da oikos International, que ficará baseado no Rio de Janeiro durante 2020, na swissnex Brazil. Seu objetivo será desenvolver projetos entre os dois países dentro dos temas levantados durante a Sustainability Week que conta também com uma programação que inclui os pesquisadores e peritos em sustentabilidade mais proeminentes da Suíça.

Mais do que um encontro nacional, a Sustainability Week é uma forma de promover o conhecimento e a inovação de práticas sustentáveis, criando uma oportunidade para refletir, imaginar, inovar e elaborar produtos para uma economia focada no futuro do planeta. Os estudantes refletem sobre as competências que serão necessárias para resolver os desafios futuros e, sobretudo, em como o sistema educativo pode estimular essas competências.



Imagem: Freepik