Swissnex Brazil recebe Dirk Helbing, professor da ETH Zurich e um dos maiores futuristas do mundo

Quais serão as consequências do desenvolvimento da inteligência artificial para a sociedade? Nossos dados pessoais estão protegidos na internet? A democracia vai sobreviver a uma nova era digital? Dirk Helbing, professor de Computational Social Science no Departamento de Humanities, Social and Political Sciences na ETH Zurich, abordou estas e muitas outras questões durante sua apresentação na noite de 20 de dezembro na swissnex Brazil. Sob o tema “The Digital Revolution: Why it will start a new Era of Human History”, ele traçou um panorama sobre transformações que a tecnologia provocará na sociedade, com fortes impactos no nosso trabalho e segurança. E também projetou soluções para um futuro onde o ser humano deverá buscar novos sentidos para sua existência, uma vez que máquinas terão absorvido tarefas e postos de trabalho tradicionais.

Helbing é frequentemente citado como um dos futuristas mais relevantes do mundo. Suas pesquisas na área de Computational Social Science abrangem a modelagem e simulação computacionais aplicadas a processos e fenômenos sociais, combinando perspectivas de diferentes disciplinas científicas. Após sua apresentação, foi realizada uma mesa-redonda com a participação de Hans Herrmann, também professor da ETH Zurich e da Universidade Federal do Ceará; e de Eduardo Magrani, Coordenador de Direito e Tecnologia do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio (ITS Rio). A mesa foi mediada por Débora Garcia, educadora e Gerente de Conteúdo do Canal Futura.

Durante sua breve visita ao Rio de Janeiro, Dirk Helbing também gravou uma entrevista exclusiva para o Canal Futura e visitou o Centro de Operações Rio, órgão municipal responsável por integrar a gestão de serviços públicos na cidade, incluindo trânsito e segurança.

A apresentação do professor Helbing apresentou as condições para a tempestade perfeita em que estamos vivendo. Apesar de soar assustadora, esta realidade traz oportunidades como a co-criação, colaboração e inteligência coletiva. E inspirados pelo texto em seu último slide, a swissnex também convida você: “Vamos construir juntos!”