Cruzando oceanos pela saúde dos mares

Rio de Janeiro, 20 de abril de 2017

Como medir o sucesso de uma parceria? Qual o resultado concreto de uma conexão?

Nós da swissnex, que trabalhamos com o propósito de fomentar parcerias e estabelecer conexões relevantes, sabemos o quão difícil é quantificar o resultado desses esforços. Muitas vezes um encontro feliz só vai render frutos muito tempo depois. Outras, pode resultar em algo que não havia sido previsto desde o início.

Há vezes em que são histórias inesperadas de encontros bem-sucedidos que nos ajudam a medir o sucesso das nossas atividades. Foi com essa sensação boa de trabalho recompensado que recebemos a equipe do Projeto Route para a exibição do documentário Uma Gota em nossa varanda no Rio de Janeiro no dia 19/04.

Imagens do filme Um Gota

Imagens do filme Um Gota

O Route é uma ONG criada em Florianópolis (Santa Catarina) pelos parceiros Simão Fillippe e Márcio Gerba. Surfistas e amantes da natureza, eles realizam há seis anos trabalhos de engajamento e mobilização em prol de praias e mares mais limpos. Com o Route, Simão, Márcio e seus parceiros já realizaram mutirões de limpeza de praia que chegaram a reunir 800 voluntários, além de eventos culturais e educativos.

Florianópolis é uma ilha no sul do Brasil conhecida pelas belas praias, o estilo de vida ligado à natureza e a prática de esportes como o surf. Mas bem longe dali, na Suíça, outra organização também está olhando para o problema do lixo marinho. Criada pelo empreendedor suíço Marco Simeoni em 2010, A Race for Water é uma fundação dedicada à saúde dos oceanos mundiais. Em 2015, Simeoni lançou uma expedição científica que cruzou os mares no primeiro grande levantamento global do efeito do lixo marinho. Essa viagem, que começou em Bourdeux, na França, terminou no Rio de Janeiro no final de 2015, quando o veleiro do projeto aportou na cidade e foi recebido com uma intensa programação de palestras, debates, conferências e exposição: era a campanha Mar sem Lixo, Mar da Gente, uma parceria da swissnex Brazil com a Race for Water.

Foi esse grande evento que uniu o diretor do documentário Uma Gota, Márcio Gerba, ao mundo swissnex. Ele já tinha o projeto do filme nas mãos quando ouviu falar do Mar sem Lixo, Mar da Gente. Não teve dúvidas: desembarcou no Rio de Janeiro atrás dos pesquisadores de alto nível e ativistas da causa que a campanha reuniu para, com essas primeiras entrevistas e encontros, dar início às filmagens. A estada no Rio de Janeiro rendeu tão bons frutos para Márcio e a equipe que eles não esqueceram de procurar a equipe swissnex quando do lançamento do filme na cidade. A exibição teve casa cheia e o filme, com sua mensagem clara e mobilizadora, cativou a plateia.

O documentário Uma Gota seguirá sua turnê de lançamento, será legendado para diversos idiomas e em breve estará disponível ao público na internet. Já o projeto Race for Water acaba de se lançar nesse mês de abril na sua segunda grande viagem. Dessa vez, o objetivo é promover soluções concretas e baseadas em novas tecnologias para a preservação dos oceanos. Essa nova odisseia irá durar 4 anos e será a bordo de um novo veleiro totalmente ecológico, que combina 500 m2 de placas de energia solar, conversão de água salina em hidrogênio e a mais moderna tecnologia de vela para um navio.

Como medir o sucesso de uma parceria? Um filme brasileiro que agora viajará o mundo contando uma história de impacto com um toque suíço pode ser uma boa medida. Mas, acima de tudo, o sucesso está em um muito obrigado sincero daqueles que já fazem parte da rede tecida pelo nosso trabalho diário de estabelecer conexões entre a Suíça e o Brasil.