Unlock the Blockchain

A tecnologia Blockchain já é realidade em muitas aplicações e ainda tem um grande potencial, pois promete tornar mais fáceis, baratos e seguros os processos em diversos segmentos. Ainda não estamos lá, mas estamos no caminho?

Neste painel, um grupo de especialistas, pesquisadores, técnicos e empreendedores discutiram o potencial de descentralização e aumento da confiabilidade com uso desta tecnologia, especialmente no mercado financeiro e na gestão de certificação acadêmica. A troca de ideias sobre a revolução que estas tecnologias digitais estão provocando trouxe pontos de vista de diversos setores, como tecnologia da Informação, Saúde, Governo e Finanças.

Participantes:

  Michael Wechner 
Co-fundou a Wyona AG e atua como seu diretor executivo e presidente. Wechner é criador de vários projetos de código aberto, como Apache Lenya e Wyona Yanel. Ele organizou a primeira Conferência Internacional de Gerenciamento de Conteúdo de Código Aberto e co-fundou a OSCOM. Durante a maior parte de sua carreira trabalhou com e desenvolveu o software de gerenciamento de conteúdo de código aberto. Em 2015, ele iniciou o projeto Yulup, um sistema de testes e engenharia de requisitos da próxima geração. Estudou originalmente física matemática no Instituto Federal de Tecnologia da Suíça e fez três anos de pesquisa básica em simulações computacionais de crescimento dendrítico no Instituto Max-Planck. Desde agosto de 2015, trabalha em tempo parcial para a Netcetera AG, onde explorou o uso de interfaces de conversação e recentemente começou a considerar o uso de DLT / Blockchain para gerenciar e negociar títulos financeiros.

Marcela Ribeiro Gonçalves
Engenheira, tem mais de 15 anos de experiência na Liderança de projetos em Inovação, desenvolvimento de softwares e planejamento de negócios nas áreas industrial, gestão e TI. Atuou em empresas de consultoria como Deloitte, IBM/SIX, E&Y e Atos Origin. Idealizadora da comunidade de práticas Blockchain Brasil Org, Community builder das Women in Blockchain BR, Consórcio Blockchain Brasil BR. É membro do Grupo de Estudos sobre Padronização de Práticas ABNT/ISO-307 e do Grupo de Estudos de Blockchain & Interesse Público do ITS-Rio e IRIS-BH.

Vanessa da Rocha Santos Almeida
Líder da Iniciativa Blockchain do BNDES, uma das propostas ganhadoras do concurso de inovação aberta realizado na organização. É mestre em informática e pós-graduada em desenvolvimento econômico e social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Com mais de 15 anos de experiência em projetos de tecnologia, foi uma das líderes do programa de transformação organizacional do BNDES. É participante da rede de liderança feminina brasileira na Universidade de Columbia. Sempre em versão beta, acredita que inovação e empreendedorismo vão transformar o Brasil.

Fernando Carvalho
Administrador de empresas com 18 anos de experiência em multinacionais em cargos de alta liderança. MBA na University of Pittsburgh (USA), Certified Bitcoin Professional pelo Crypto Consortium e formação no Oxford Blockchain Program da Said Business School (Reino Unido). Estuda a área de investimentos em Criptoativos e Blockchain desde 2017, sendo o idealizador e fundador da QR Capital.

 


Mediação: Rafael Nasser

Consultor, pesquisador, professor e empreendedor da área de Tecnologia da Informação. Graduado em Engenharia de Computação, Mestre e Doutor em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).