Urban Living and Covid-19: Impacts on Architecture and the future of cities – veja como foi o webinar

Enquanto o mundo inteiro é afetado pela pandemia do Covid-19 e as pessoas são obrigadas a manter o isolamento social, a forma de usar estruturas urbanas assim como espaços públicos e privados está mudando. As cidades estão prontas para se adaptar a estas mudanças? swissnex Brazil organizou um webinar no dia 18 de junho para discutir sobre o futuro das cidades e o impacto da Covid-19 na arquitetura.

Como foi mencionado por Anna Karla Almeida, a pandemia mostrou a importância de contar com espaços adequados nas nossas casas, porém isso depende muito do contexto socioeconômico. Para respeitar as medidas de distanciamento, precisamos de espaços públicos abertos mais generosos. Projetos para aumentar a mobilidade urbana também têm sido propostas e até implementadas recentemente, como o aumento de ciclo-faixas por exemplo. No entanto, estas medidas são desenvolvidas com mais frequência nos centros das cidades e menos na periferia, e provavelmente beneficiam apenas uma parte da população.

A crise acelerou o diálogo sobre mobilidade e transporte, home office e formas híbridas de fazer negócios, pesquisa e ensinar, disse Fabienne Hoelzel. Houve um fortalecimento do uso da bicicleta e deveria haver uma conversa mais consistente sobre a qualidade e a proporção de espaços verdes públicos, acessíveis a todos.

Tainá de Paula trouxe uma perspectiva brasileira à conversa, mostrando que cidades brasileiras já viviam altos níveis de desigualdade antes da pandemia. O acesso a equipamentos urbanos e saneamento básico é distribuído de maneira desigual no Brasil e isso determina quão impactadas as pessoas serão pela crise da Covid-19. Estes indicadores deveriam ser usados para desenvolver políticas públicas de acesso à saúde e saneamento no futuro.

Assista ao webinar completo abaixo.

Artigos exclusivos

Anna Karla Almeida, Fabienne Hoelzel e Tainá de Paula são vozes inspiradoras e compartilharam suas ideias em três artigos preparados especialmente para a swissnex Brazil. Leia aqui os artigos:

Vida Urbana e Covid-19: Impactos na Arquitetura e o Futuro das Cidades, por Anna Karla Almeida.

Impactos potenciais do Covid-19 na arquitetura das estruturas urbanas e das estruturas habitacionais das cidades, por Fabienne Hoelzel.

Artigo de Tainá de Paula sobre Qualidade de vida nas cidades e Covid-19: Impactos na Arquitetura e o Futuro das Cidades (em breve)

logo_ARQUITETURA.jpg

Foto de sergio souza no Pexels