Assista as entrevistas do NexGenLead

NexGenLead é um programa virtual sobre Liderança e Sustentabilidade, organizado pela swissnex Brazil e pela oikos International, coletivamente liderado pelos próprios participantesO programa tem como objetivo estabelecer as bases de uma comunidade virtual mundial de estudantes para dialogar sobre os temas, oferecendo um espaço para o desenvolvimento e a prática de competências em Liderança Responsável, além de atuar ativamente no próprio processo de educação.

Um dos componentes desse programa é o estímulo à reflexão a partir de histórias pessoais de diferentes lideranças do mundo todo. Os estudantes participantes do programa coletaram estes depoimentos através de entrevistas, que estão disponíveis na plataforma do NexGenLead.  O compartilhamento destas experiências pessoais são uma forma de explorar novas perspectivas de liderança e sustentabilidade, com foco nas 5 competências de liderança definidas pela metodologia CARL, utilizada no programa. 

Convidamos você a refletir, se inspirar e discutir suas próprias percepções sobre as competências necessárias para a liderança em direção à sustentabilidade, tanto individualmente, quanto dentro de seus grupos locais e com a comunidade NexGenLead. 

Confira abaixo algumas destas entrevistas e acesse também a playlist completa com todos os vídeos.

 

Entrevistas relevantes em português

O manifesto pela simplicidade e desaceleração – com Jorge Koho Mello e Camila Moreira

Camila e Jorge conversam sobre as vertentes e paradigmas da simplicidade voluntária atrelada à vida contemporânea, como ela se desenvolve e quais os benefícios de optar por esse estilo de vida. Os benefícios em escala micro e macro que esse estilo de vida proporciona. Koho também partilha algumas práticas simples e conscientes e o manifesto pela simplicidade e desaceleração. 

 

De pranchas de surf a até a agrofloresta – com Breno Fontel e Camila Moreira

Breno tem 25 anos e foi criado perto do oceano, na baía de Guanabara, no Rio de Janeiro – Brasil. A paixão pelo oceano o levou a obter sua graduação em Oceanografia. Ele adora a conexão com a terra e acredita que podemos ser uma sociedade melhor se resgatarmos essas raízes. Ele contribuiu para um projeto de pranchas de surf feitas de garrafas plásticas e agora ele está engajado em um sistema agroflorestal. 

Observando um vizinho, Lelo Dantas, cuidando de uma área abandonada ao lado de um antigo prédio de rádio/tv, ele sentiu vontade de apreciá-lo criando o projeto AFU – Agrofloresta da Urca. O projeto tem ajudado pessoas em situação de rua, dando esse espaço para eles cultivarem lá alimentos e remédios, que todos podem colher. 

 

Redes da Maré – O projeto social que desperta talentos – com Kelly Marques e Camila Moreira

Kelly é coordenadora do eixo de educação na ONG Redes da Maré, que toma conta do conjunto de favelas da Maré, somadas em 16 comunidades. A entrevista é sobre o processo de crescimento dela dentro da ONG e, também, sobre como a ONG não vislumbra apenas as crianças, mas convida pais e avós a participarem com eles. Assim, o projeto vem ganhando forças pelas últimas duas décadas na cidade do Rio de Janeiro. 

 

Siga seu impulso interno – com Paulo Cruz Filho e Caroline Castro

Paulo Cruz Filho, co-líder da Sistema B no Sul do Brasil, foi entrevistado por Caroline Castro, recém-graduada em Engenharia Civil no Brasil. Paulo compartilha sua jornada pessoal e destaca a importância da autoconsciência em nosso desenvolvimento como indivíduos e profissionais.

 

Serenidade para decisões conscientes – com Fabiano dos Santos e Marcelo Veloso

Marcelo Veloso, estudante de pós-graduação em Inovação e Sustentabilidade, entrevista Fabiano dos Santos que trabalha em uma seguradora internacional como Diretor de Operações para a América Latina e líder em sustentabilidade.

Nesta entrevista, Fabiano conta vários episódios em diferentes contextos culturais. Ele compartilha sua visão a respeito de alguns desafios éticos e de valores que podem surgir durante um processo de recrutamento e também menciona os desafios colocados por preconceitos cognitivos e explora práticas que podem nos ajudar a superá-los.