Destaque dos nossos eventos durante as Olimpíadas

 

Energy Day biking Urban Flow HEMU Cybathlon Pres Cyb

 

Assim como todos os atletas olímpicos, a swissnex Brazil encerra as Olimpíadas com a sensação de dever cumprido e reconhece a importância de toda a preparação e treinamento para a “maratona” de eventos e atividades realizados nessas quatro semanas na House of Switzerland Brazil 2016 (Baixo Suíça).

Para a swissnex Brazil, foi um oportunidade única poder ter realizado eventos no Baixo Suíça, tendo toda a atmosfera dos Jogos Olímpicos ao redor e desfrutando da espetacular paisagem da Lagoa e das montanhas cariocas.

Todos os eventos realizados no Baixo Suíça pela swissnex Brazil aproximaram brasileiros e suíços nas áreas de Ciência, Educação, Artes e Inovação. Como não poderia deixar de ser, todos os eventos realizados tiveram alguma conexão com o esporte.

A festa de abertura da House of Switzerland Brazil 2016, durante as comemorações do Dia Nacional da Suíça no 01 de agosto, contou com um concerto ímpar da Haute École de Musique (HEMU) de Lausanne, chamado “The Orbital Choir”. Este concerto foi fruto de uma parceria entre a HEMU e a Escola Nacional de Circo (ENC), com sede no Rio de Janeiro. O show contou com cantores e cantoras, estudantes da HEMU, formando um coral cantando harmoniosamente com a performance dos acrobatas. Dependendo do momento da peça, acrobatas eram arremessados por uma catapulta, desenvolvida na Suíça especificamente para este espetáculo, e aterrissavam em colchões na frente do palco. Esse elemento acrobático do espetáculo foi justamente onde a parceria entre Brasil e Suíça ocorreu, promovendo o espírito internacional do ambiente olímpico da cidade.

A energia foi um dos temas escolhidos pela swissnex Brazil para dois eventos na House of Switzerland. No dia 5 de agosto, tivemos o prazer de organizar uma discussão em altíssimo nível de empresas suíças e brasileiras que atuam nas áreas de mudanças climáticas e energia. Esse evento foi aberto por ninguém menos que o Presidente da Suíça, Sr. Johann Schneider-Ammann. O evento ocorreu durante a manhã e foi encerrado com uma visita do Presidente da Suíça à dois projetos de inovação nascidos na ETH Zurique e que hoje são empresas startups atuando com soluções voltadas a superação de desafios urbanos: Urban Farmers AG com sua tecnologia de aquaponia, produzindo verduras, legumes e peixes em um ciclo fechado com mínimo uso de água e produção ultra local, e UrbanFlow com sua turbina eólica eficiente que canaliza e acelera o vento, tornando muito mais rentável a conversão de energia eólica em energia elétrica em ambientes urbanos.

O dia 05 de agosto serviu como um “warm-up” (aquecimento) para o Energy Day, ocorrido no dia 08 de agosto e organizado pela swissnex Brazil em conjunto com o Swiss Business Hub. Os participantes do Energy Day variaram desde pesquisadores e empresas startups a pequenas e médias empresas, assim como representantes do governo, tanto do Brasil quanto da Suíça. Além de uma sessão de workshop e uma sessão de pitches de empresas startups, o Energy Day foi marcado pela transformação das atividades e atrações abertas ao público do Baixo Suíça em ações para geração de sua própria energia elétrica, assim como de conscientização quanto ao consumo de energia. Pela primeira vez no mundo, ciclistas e visitantes brasileiros do Baixo Suíça geraram eletricidade suficiente com bicicletas elétricas para acionar uma racleteira e derreter um típico queijo suíço Raclette. A medalha de ouro neste caso para cada participante foi uma degustação da Raclette produzida com sua respectiva força e energia muscular.

A swissnex Brazil possui um container no Baixo Suíça onde expôs de 01 de agosto a 18 de setembro duas inovações suíças voltadas para superar desafios urbanos no abastecimento de comida e na geração de energia. Estas inovações suíças nasceram na ETH Zurique e atualmente são empresas spin-offs. Aproveitando a presença dos representantes da Urban Farmers AG no Baixo Suíça, assim como dos responsáveis pela invenção UrbanFlow, a swissnex Brazil promoveu uma discussão, no dia 10 de agosto na House of Switzerland Brazil 2016, acerca dos desafios e soluções urbanas, contando com a presença adicional de palestrantes nas áreas de transportes e resíduos sólidos urbanos – compartilhando projetos e experiências surpreendentes com o público.

Regularmente, a UFBox (nome dado ao container que contém as tecnologias da Urban Farmers e Urban Flow expostas), recebe visitas programadas de alunos do ensino médio de colégios estaduais do Rio de Janeiro. Os Colégios Estaduais Infante Don Henrique e André Maurois já levaram seus alunos para a UFBox, onde puderam ver ao vivo demonstrações de como a agricultura pode ser no futuro.

A terceira edição da conferência Sports as Business, idealizada pela Universidade de St. Gallen e organizada pela swissnex Brazil, não teria melhor lugar e momento para acontecer: em pleno Baixo Suíça e durante os Jogos Olímpicos Rio 2016. A conferência realizada em 15 de agosto foi uma oportunidade única e possibilitou a presença de diversos palestrantes ilustres, que por conta dos Jogos Olímpicos, estavam na cidade e se entusiasmaram com o convite feito pela swissnex Brazil para debater como o mundo do esporte influencia o mundo dos negócios e vice-e-versa. Advogados, Gerentes de Clubes de Futebol do Brasil, Diretor do Comitê Olímpico da Suíça, representantes do Comitê Olímpico do Brasil, empreendedores na área de esportes, entre outros, compuseram o “Time dos Sonhos” de palestrantes que tornaram o evento um sucesso e contribuíram para que a swissnex Brazil fechasse com “medalha de ouro” os eventos do mês de agosto realizados na House of Switzerland Brazil 2016.

Em seguida, foi o momento de recuperar o fôlego para os interessantíssimos eventos que aconteceram em setembro, logo antes e durante as Paralimpíadas. O primeiro deles, que ocorreu nos dias 01 e 03 de setembro, apresentou o trabalho de georreferenciamento de imagens urbanas históricas, fruto de uma parceria entre o Instituto Moreira Salles e o Instituto Federal Suíço para Pesquisa sobre Florestas, Neve e Paisagem. Este evento foi viabilizado pela Presença Suíça em conjunto com o Consulado Geral da Suíça no Rio de Janeiro e contou com apoio da swissnex Brazil.

Nos dias 07 e 08 de setembro, a swissnex Brazil apresentou em meio aos Jogos Paralímpicos, a competição proposta pela ETH Zurique, denominada Cybathlon, que une robótica a tecnologias assistivas para pessoas com limitações físicas competirem em seis modalidades. A equipe brasileira, da Universidade de Brasília, que competiu com sucesso na Cybathlon em Zurique, apresentou seu piloto Estevão e a tecnologia de estimulação elétrica no palco principal do Baixo Suíça, juntamente com os organizadores e idealizadores da Cybathlon. Leia mais aqui sobre os eventos e apresentações. 

Quase na linha de chegada, apresentamos a Food Security Conference (Conferência sobre Seguridade Alimentar). O público, contando com boa parte da equipe que trabalhou no Baixo Suíça, ouviu curiosamente sobre a visão de cada palestrante sobre como alimentar o planeta em 2050. Além da questão principal, especialistas em tecnologia e sustentabilidade no meio da agricultura realçaram a importância da inovação para uma agricultura sustentável – principalmente sobre uma agricultura de precisão. Saiba mais sobre a história da Gamaya através da entrevista com o CEO Yosef Akhtman, que abriu a conferência apresentando os desafios globais para a segurança alimentar.

Com o encerramento da Food Security Conference, todo o time completou nossa “Maratona Olímpica”, nos sentindo exaustos, inspirados e orgulhosos.

Rio de Janeiro, 10 de outubro de 2016

 

dddddddddddddddd Adriano6 dd DSC01001
   d

Adriano Bürgi, Project Manager

Sebastian Zumbühl, Junior Project Manager