Brasil e Suíça assinam Plano de Ação para cooperação científica
O compromisso para o período 2018-2020 foi assinado em Brasília no dia 26 de abril de 2018
O Conselho Federal Suíço confirmou a importância da colaboração bilateral da Suíça com o Brasil em Educação, Pesquisa e Inovação para 2018-2020. Os países assinaram um novo Plano de Ação para cooperação científica para o período. A Universidade de St.Gallen está no centro desta estratégia devido ao seu papel nacional como “Leading House para a América Latina.”
O Plano de Ação assinado pelo Brasil e Suíça propõe o lançamento de um edital para projetos conjuntos de pesquisa em áreas de interesse comum; a manutenção de atividades no âmbito do Programa de Treinamento Academia-Indústria (Academia-Industry Training – AIT), que em 2018 chega à sua 5ª edição; participação de instituições de pesquisa brasileiras nas chamadas e instrumentos lançados pela Universidade de St. Gallen, como Leading House, e Swiss National Science Foundation; realização de missão exploratória por uma delegação científica brasileira na Suíça; reunião do 4º Comitê Conjunto de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil em 2019, para celebrar, nesta ocasião, os dez anos do acordo bilateral.
A swissnex Brasil é a plataforma para o intercâmbio de conhecimentos e idéias em ciência, educação, pesquisa e inovação, e é responsável por promover e organizar o Programa de Treinamento Academia-Indústria (AIT), além de apoiar startups inovadoras do programa de internacionalização Innosuisse.