Friends of swissnex Brazil

O friends of swissnex funciona como um conselho de amigos da instituição, que se reúne como um fórum de discussão entre pessoas alinhadas com a missão e os princípios da organização. Eles são empreendedores, inovadores, cientistas, e comunicadores, líderes em suas áreas de atuação e, mais importante, profissionais e individuais que respeitamos muito pela inspiração e o aprendizado que trouxeram pra swissnex até hoje. 

Conheçam nosso amigos!

 


Adriel Oliveira

Adriel é um cara completamente apaixonado por colocar ideias na prática e que não dispensa uma boa conversa produtiva. Carioca. Publicitário. Criador do Studio AO3 e da Plataforma de ideias Where Ideas Begin. Palestrante sobre a transformação de poderosas mensagens em linguagem de mercado.

 

 

 

 

 

Alexandre Caseira

Alexandre é sócio-fundador da Vatio, que atua no setor de energias renováveis. Sua empresa é focada na implementação de sistemas solares sem a necessidade de investimento por parte de seus clientes. Alexandre é formado em Engenharia de Produção pela UFRJ. Antes de empreender, foi líder da Endeavor no RJ, à frente de um time responsável pela articulação da rede de mentores e embaixadores do estado, participando ativamente dos desafios e dia-a-dia dos empreendedores apoiados. Antes da Endeavor, foi consultor do BCG (The Boston Consulting Group), atuando em diversas indústrias, como óleo e gás, mineração, bens de consumo e farmacêutica. Foi também analista financeiro da IBM, além de ter ocupado posições de liderança no Movimento Empresa Junior durante a faculdade.

 

 

Ana Julia Ghirello
“Conheci a swissnex em um evento de empreendedorismo e senti muita sinergia. Um tempo depois, acabamos por implementar o Honeycomb na organização deles. Foi uma experiência incrível e uma validação importante para o nosso produto, que estava no comecinho!”
Ana Julia é fundadora da abeLLha, ecossistema que apoia projetos de empreendedorismo social e colaborativo. Fundadora do Honeycomb, metodologia para empresas que desejam trabalhar de forma horizontal, colaborativa e transparente. Co-fundadora do GoodPeople, aplicativo que conecta talentos e oportunidades para que tirem ideias do papel. Fez parte do time que fundou o Bom Negócio em 2011, onde era vice-presidente, e que se juntou à OLX em fevereiro de 2015, onde atuou como COO.

 

 

 

Irene Meier

A Irene é suíça com coração brasileiro e atuou como ‘conselheira científica’ na swissnex em 2015. Além de projetos de neurociência, ela participou em vários projetos da swissnex – entre eles, a segunda edição do Academia Industry Training (AIT) e a campanha ‘Mar sem Lixo, Mar da Gente’, que  consistiu em palestras científicas, workshops, coletas de lixo, exposições, e vários outras atividades relacionadas a lixo marinho. Fora da swissnex, Irene terminou o doutorado dela em neurociência em 2016 na área de riscos vasculares cerebrais em Alzheimer, e vai continuar na mesma área de pesquisa fazendo pós-doutorado no Instituto D’Or e Pesquisa e Ensino no Rio de Janeiro.

 

 

 

Juliana Oliveira

Juliana é jornalista com mais de dez anos de experiência em redação e assessoria de imprensa. Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo sempre fizeram parte da sua trajetória da profissional. Como repórter, Juliana passou pela redação da Comunicação Interativa, onde escrevia para as revistas do SESCON-SP, TI Inside e Convergência Digital, e pelo portal Wnews. Nos últimos nove anos dedicados à Assessoria de Imprensa como Diretora da Oliver Press, gerenciou o lançamento e o atendimento de quase 300 startups, como VTEX, Easy Taxi, Viajanet, Giuliana Flores, Hellofood, GetNinjas, Braspag, Baby.com.br, Vá de Táxi, Mobly, Tricae, Kanui, Sonoma, Restorando, Kabum!, Iba, Elo7, PagPop e boo-box.

 

 

 

Sabine Righetti

Sabine é jornalista pela Unesp e especialista em jornalismo científico pela Unicamp. Tem mestrado e doutorado em política científica e tecnológica também pela Unicamp, onde atua como pesquisadora associada. Foi repórter da Folha e, hoje, mantém um blog e organiza o RUF (Ranking Universitário Folha), uma proposta inédita de classificação do ensino superior brasileiro. É Knight fellow (Knight-Wallace Fellowship, Universidade de Michigan, 2012), Eisenhower fellow (Eisenhower fellowships, 2014) e Lemann fellow (Universidade de Stanford, 2017). Hoje, é consultora na área de ensino superior e ciência e docente-convidada de políticas públicas em educação na FGV-SP. Tem seis capítulos de livros publicados na área de educação e de divulgação científica. Também coordenou livros de direito à educação. Recebeu os prêmios Folha de Jornalismo 2012, Estácio de Jornalismo 2013, Folha de Jornalismo 2015 e Jornalistas Especialistas (categoria educação) 2015 e 2016.